Proporcionar treinamentos adequados e de qualidade para os colaboradores é essencial às organizações. Somente assim é possível que sejam assimilados os conhecimentos necessários para a execução de uma atividade profissional, por exemplo.
Para que isso seja realizado com maior eficácia, investir em conteúdos digitais é uma boa prática a ser executada. Afinal, esse tipo de recurso é melhor aceito pelos profissionais da atualidade, pois isso já faz parte das suas rotinas dentro e fora da empresa.
A seguir, vamos listar 11 exemplos de conteúdos digitais incríveis que você pode e deve aplicar nos treinamentos e atividades de integração da sua empresa. Acompanhe!
1. Vídeo
Os conteúdos em vídeo são relevantes porque podem trazer exemplos práticos para os alunos. Em vez de apenas descrever como uma tarefa deve ser executada em uma cartilha, por exemplo, pode-se filmar o passo a passo de cada processo, tornando o aprendizado mais dinâmico.
Além disso, os vídeos não precisam ser mostrados apenas durante o evento empresarial, mas também disponibilizados em plataformas digitais. Desse modo, eles podem ser visualizados pelos alunos quando eles quiserem, por meio de seus smartphones, tablets, computadores, etc.
2. Microlearning
Atualmente, quando falamos em conteúdos digitais para educação corporativa, o microlearning é algo que não pode ficar de fora. Tratam-se de textos ou vídeos de curta duração, utilizados para reforçar o aprendizado.
O professor que estiver ministrando um curso na empresa pode disponibilizar essas pequenas doses de conteúdo nas plataformas digitais para instigar os alunos a refletirem ou pesquisarem mais sobre um determinado assunto. Assim, o aprendizado será aos poucos e de forma bem assimilada.
3. Webinar
Os webinars são excelentes ferramentas para a prática da educação a distância. Nesses casos, são feitas transmissões ao vivo das aulas. Assim, o professor fala com seus alunos em tempo real, mesmo que não ocupem o mesmo espaço físico.
A principal vantagem desse recurso é que ele tem ferramentas de chat integradas. Dessa forma, os participantes podem enviar dúvidas e questionamentos — que são prontamente esclarecidos pelos ministrantes.
4. Podcast
Podcasts são como um programa de rádio, que traz conteúdos diversos no formato de áudio e pode ser ouvido em qualquer local. Por conta disso, eles estão sendo cada vez mais utilizados para treinamentos empresariais.
Ao fazer um treinamento sobre determinado assunto, por exemplo, pode ser produzida uma série de podcast, em que cada episódio trata de um assunto. Além do conteúdo em áudio, podem ser feitas entrevistas com especialistas na área que está sendo estudada.
5. E-book
As leituras em meios digitais, como os smartphones e tablets, já são comuns para grande parte das pessoas. Por isso, investir na produção de e-books também pode ser uma ideia interessante para desenvolver treinamentos empresariais.
Os e-books, porém, precisam ser bem diagramados, combinando boas informações com ilustrações e design intuitivo — proporcionando uma boa leitura. Assim, eles serão mais atrativos para os leitores.
6. Mobile learning
Quando falamos em mobile learning, estamos nos referindo aos dispositivos móveis. Isso quer dizer que os diferentes tipos de conteúdos digitais devem ser produzidos de forma que possam ser acessados não só em computadores, mas também em celulares e tablets.
Para isso, um site com materiais a serem acessados precisa ser responsivo — as plataformas responsivas são aquelas em que o conteúdo se adequa ao tamanho da tela. Assim, quem acessa uma página em um celular de tela pequena tem uma experiência tão agradável quanto a de alguém que utiliza uma TV de tela grande.
7. Gamificação
A gamificação é uma forte tendência para os treinamentos empresariais. Essa técnica alia o conhecimento aos jogos digitais, garantindo que os colaboradores aprendam e desenvolvam conhecimentos de forma lúdica.
Em uma estratégia desse tipo, os games podem mesclar as atividades do dia a dia com missões, pontuações e desafios. Isso torna o aprendizado mais interessante e garante que os conceitos sejam bem desenvolvidos, de forma coletiva e individual.
8. Mídia social
É raro encontramos quem não tenha uma conta no Facebook, no Instagram ou no WhatsApp nos dias de hoje. Por isso, essas mídias podem ser incluídas em ações educativas nas empresas.
Uma ideia interessante é criar um grupo fechado com os alunos nesses aplicativos. Nele, podem ser enviados links com conteúdos complementares às aulas. Também podem ser incentivado que os participantes façam o mesmo, enviando reportagens, artigos e outros materiais que encontrem e julguem que sejam interessantes para os colegas.
9. Infográfico
Os infográficos são bons recursos para que os conhecimentos sejam assimilados de forma rápida. Isso porque eles são muito intuitivos, rápidos de ler e contam com um visual diferenciado.
Esse tipo de conteúdo é indicado para comunicar dados mais complexos, conceitos abstratos e também informações estatísticas. Eles podem usar um design diferenciado, elucidando os tópicos mais relevantes do material.
É importante que os infográficos sejam desenvolvidos por designs experientes, que saibam como distribuir corretamente as informações, mesclando textos e imagens no material.
10. Animação
As animações são como desenhos animados, que podem demonstrar situações da empresa de forma lúdica. Por isso, esses conteúdos também podem ser aplicados nos treinamentos das organizações.
Fluxogramas, imagens, ilustrações, entre outros itens, podem ser utilizados em animações para que as informações sejam repassadas às pessoas que precisam assimilar novos conhecimentos.
11. Encenação
Assim como as animações, também podem ser feitas encenações. Nesse caso, são contratados atores profissionais e roteirizadas as cenas, demonstrando os conhecimentos que estão sendo repassados no treinamento.
As encenações são ideias para aproximar o conteúdo à realidade do educando. Pode ser criada, por exemplo, uma espécie de série ou novelinha, com capítulos que demonstrem diferentes conceitos que precisam ser aprendidos em um treinamento empresarial.
Os formatos de conteúdos digitais são essenciais para tornar o aprendizado mais atrativo na educação a distância. Assim, você garantirá maior adesão dos colaboradores e também um engajamento nas atividades que são realizadas durante o treinamento.
A Woli é uma empresa de tecnologia especialista em educação corporativa e pode ajudar você a desenvolver conteúdos diferenciados e de qualidade para a sua organização. Para saber mais sobre os nossos serviços, entre em contato conosco agora mesmo!