Você sabia que uma empresa que investe constantemente em treinamento corporativo aumenta as chances de ter bons resultados? Com os avanços da tecnologia e das novas formas de trabalho, é importante proporcionar aos colaboradores oportunidades para que se mantenham atualizados e em frequente aprendizado.
Porém, nem sempre esse tipo de estratégia faz parte do dia a dia da empresa e, com isso, alguns problemas começam a surgir. Daí, para que você consiga contornar a situação, precisa lidar com o retrabalho que pode gerar estresse e até mesmo um alto turnover na organização. Por isso, é sempre bom ficar atento a qualquer sinal de que a empresa precisa de treinamento.
Quer conferir alguns desses indícios e se preparar o quanto antes? Veja as 4 situações que listamos para você ficar alerta e saber como agir para contorná-las!
1. Aumento no retrabalho
Todo processo de trabalho tem um ciclo que geralmente é composto pelas fases de começo, meio e fim. É claro que o desenvolvimento de algo pode envolver mudanças, atrasos e novas inserções. Porém, quando o resultado chega e há a necessidade de retrabalho, isso se torna um problema. Em outras palavras, significa que alguma parte do processo falhou.
Uma boa dica para evitar tal situação é conversar com frequência com os gestores das áreas, a fim de identificar as situações mais comuns e verificar quais colaboradores estão envolvidos. Dessa maneira, você poderá enxergar facilmente quando e onde terá que investir em treinamento corporativo, aumentando as chances de obter uma melhora gradativa.
Tenha em mente que se o cliente pede para que um trabalho seja refeito é porque algo não vai bem. Isso tende a gerar um desgaste com o passar do tempo. Além disso, o fato de ter mais retrabalho em alguns processos pode ser um sinal de que a equipe está com dúvidas ou se sentindo sobrecarregada em determinados momentos.
2. Redução na produtividade
Qual é a empresa que quer ver a produtividade da sua equipe diminuir dia após dia? Nenhuma! Então, se esse problema está acontecendo na sua organização, significa que é preciso apostar em estratégias de treinamento corporativo para os colaboradores. É válido dizer, ainda, que a produtividade está bastante ligada à satisfação dos profissionais.
Será que os colaboradores estão contentes ou se sentindo bem no ambiente de trabalho? Às vezes, pode ser aquele aumento de salário que não saiu, aquela dinâmica que é realizada sempre da mesma forma ou até a falta de incentivos por parte dos gestores para que o trabalho seja mais interessante.
Produtividade em baixa é um problema que deve ser acompanhado de perto. Portanto, se algumas equipes demonstram pioras nas entregas, falta de compromisso com prazos ou até deixam de fazer determinadas tarefas, é hora de agir. Mais uma vez, o ideal é chamar os gestores para que analisem as fontes dos problemas e definam a melhor maneira de solucioná-los.
3. Alta rotatividade de colaboradores
Também conhecido como alto turnover, a rotatividade de colaboradores é um fantasma que ronda toda empresa. Não se esqueça de que se há uma enorme entrada e saída de profissionais na organização, certamente algo não vai bem. Assim como a empresa não quer perder talentos, estes não pretendem ficar trocando de emprego com frequência.
Mas o que será que faz um profissional não permanecer por muito tempo em uma companhia? Existem vários fatores e alguns são bem recorrentes, como a falta de incentivos, ambiente ruim, comunicação falha, salários baixos, ausência de planos de carreira e de bonificações por bons resultados, chefia rígida demais e sem abertura para a inovação, entre outros.
Quanto mais você puder investir em melhorias nessas questões, maiores serão as possibilidades de continuar retendo talentos. A prática também é essencial para atrair profissionais comprometidos e que queiram fazer parte da sua empresa. Sendo assim, não hesite em proporcionar um ambiente sadio e interessante para os colaboradores.
4. Queda no número de vendas
Um dos sinais mais evidentes de que é preciso investir em treinamento corporativo é quando as vendas começam a cair. Essa situação também pode acontecer por vários fatores, como a falta de trato com o cliente, o despreparo para vender, falta de iniciativas e de jogo de cintura na comunicação com o consumidor, entre outras situações.
Para que a sua empresa conte sempre com colaboradores aptos a esse tipo de trabalho, é bom investir em treinamentos que aconteçam, no mínimo, a cada 3 meses, ou sempre que um novo projeto ou produto entrar em vigor. Um profissional que sabe o que está vendendo e como chegar até o cliente se sentirá muito mais à vontade para ganhar uma venda.
Agora, como notar essa queda nas vendas? É importante acompanhar os indicativos da empresa mesmo estando na área de RH. O ideal é que você cheque bem de perto esses números a cada semana, de modo a não deixar que o problema fique maior ou se torne irreversível. Um bom acompanhamento já ajudará bastante!
Depois de conhecer alguns sinais importantes de que chegou a hora de apostar em treinamento corporativo, é interessante ter em mãos uma dica fundamental: a forma como você fará esses aperfeiçoamentos. Ainda não sabe? Existem práticas que dão muito certo e são fáceis de aplicar, como workshops, vídeos com profissionais experientes etc.
Outra solução é contar com uma empresa como a Woli, que tem ferramentas de treinamento online para que todos os seus colaboradores possam participar sempre que possível e, dia após dia, consigam desenvolver melhor suas práticas no ambiente de trabalho e no tratamento do público.
O mais importante é entender que treinamento corporativo nunca é desperdício de dinheiro, mas um investimento que, tanto em curto quanto em longo prazo, tende a trazer resultados surpreendentes para a empresa. Sem contar que os colaboradores se sentirão mais motivados, satisfeitos, interessados e com vontade de fazer parte da empresa! Ou seja: treinamento é, sem dúvidas, uma das melhores soluções para o crescimento.
Gostou? Então, entre em contato conosco para darmos início a alguns treinamentos imprescindíveis para a melhoria da sua equipe!
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