Investir em capacitação corporativa deve ser uma prática vista como uma forma de manter um ponto de apoio a todos os setores de uma organização. E os temas para treinamentos fazem toda a diferença nos resultados de um negócio.
Nesse contexto, espera-se que o RH adote uma postura de assessoria ao capital humano, deixando de ser apenas um departamento burocrático e agindo de maneira estratégica. Quando as organizações estão empenhadas em diagnosticar e corrigir falhas, potencializam as qualidades e aumentam o desempenho.
O post de hoje traz algumas sugestões de temas que podem ser abordados nessa prática, motivos para investir em cada um deles, as tendências do mercado, a importância desse investimento e como uma empresa experiente em treinamentos corporativos pode contribuir para melhores resultados.
Continue a leitura para saber mais!
[rock-convert-cta id=”1744″]5 principais temas para treinamentos
Seja qual for o segmento da sua empresa, alguns temas para treinamentos mais tradicionais são muito bem-vindos e devem ser vistos quase que como uma obrigatoriedade pelas organizações que prezam pela qualificação do capital humano.
Conheça alguns deles agora mesmo!
1. Intraempreendedorismo
Em um primeiro momento, falar de empreendedorismo pode parecer algo interessante apenas para investidores. Entretanto, trabalhar esse conceito em um treinamento corporativo pode fazer muita diferença para as empresas.
O significado de intraempreendedorismo está relacionado com a prática dos colaboradores em atuarem como donos do negócio, mas de maneira colaborativa. Isso significa que, direta e indiretamente, eles têm muito a acrescentar no andamento da empresa por meio de ideias enriquecedoras.
A prática já é frequente nas grandes corporações, pois qualifica os profissionais para analisar cenários inovadores, solucionar problemas com criatividade e contribuir com ideias para aumentar o desempenho.
Um time empreendedor geralmente é motivado e engajado. O intraempreendedorismo é uma maneira eficiente de despertar essas qualidades nas equipes. Mas atenção: ao abordar esse tema, procure realmente deixar nítido que empreendedor não é só quem tem o próprio negócio.
2. Ética
A ética é uma característica de extrema importância em qualquer âmbito da vida: nas ações pessoais e, principalmente, na atividade profissional.
Um indivíduo que age com ética dificilmente prejudicará a si mesmo ou pessoas à sua volta, incluindo as do seu local de trabalho.
A temática pode ser trabalhada de maneira lúdica e diferenciada, com peças de teatro ou atividades em conjunto, para que seja capaz de causar um impacto positivo. Desde as situações mais leves do cotidiano às mais sérias, é um assunto bastante relevante. Perceba como:
- para evitar problemas com a concorrência, que não deve ser vista como inimiga nem prejudicada para que a empresa alcance os seus resultados;
- para garantir que as equipes não violem nenhuma lei mediante suborno;
- para que saibam como lidar com inspetores, fiscais e outros profissionais que têm como função verificar se a empresa está de acordo com a legislação vigente para o seu segmento;
- para que respeitem o patrimônio da empresa, excluindo pequenas ações corruptas do dia a dia, como usar a fotocopiadora, os telefones ou demais equipamentos para assuntos pessoais sem permissão.
Abordar a ética no ambiente de trabalho também ajuda a prevenir situações de assédio na empresa, um risco real e recorrente que pode prejudicar a imagem do negócio e as carreiras dos profissionais envolvidos.
Além disso, o assédio moral por parte de um colaborador pode levar a empresa a arcar com um alto custo em relação a um eventual processo e ter o seu nome manchado perante o mercado e a concorrência.
Nos tempos de hoje, tudo é exposto com muita facilidade nas redes sociais; portanto, todo cuidado é pouco!
3. Motivação
A motivação é um dos temas mais tradicionais para se fazer um treinamento corporativo, que continua atual e de extrema relevância. Seja em um programa com esse único objetivo ou incorporado a outras questões, é algo que deve ser trabalhado com certa frequência.
São várias as técnicas que podem ser utilizadas e, no geral, elas contribuem para que as equipes tenham pique para realizar as suas atividades com alegria, confiança e excelência. A empresa pode convidar desde um especialista na área até algum palestrante renomado para compartilhar experiências motivadoras por meio de sua história de vida.
Isso sem contar com as atividades fora do ambiente de trabalho, como viagens para hotéis ou resorts. Um fim de semana repleto de conhecimento e atividades divertidas pode mudar completamente o clima da empresa para melhor!
4. Marketing pessoal
Um dos benefícios do treinamento corporativo em marketing pessoal é desenvolver o time de gestores de todos os níveis hierárquicos, melhorando a forma como esses profissionais se relacionam com equipes, clientes e fornecedores.
Ao contrário do que o próprio nome sugere, o marketing pessoal não se trata apenas de uma imagem alinhada, com unhas cortadas, cabelos penteados e roupas adequadas. Aqui, são trabalhados conceitos, como:
- empregabilidade;
- criação de uma rede de relacionamentos;
- estratégias em comunicação;
- postura em relação às habilidades de relacionamento interpessoal;
- boas maneiras;
- comportamento social;
- etiqueta no trabalho.
Todas essas questões são bastante relevantes, especialmente nos casos das grandes corporações, nas quais os líderes estão em contato constante com os mais diversos tipos de profissionais e que costumam ter filiais espalhadas por várias regiões de uma cidade, estado ou país.
É preciso que o nome do negócio seja bem representado e haja um padrão de atendimento. As atitudes e o comportamento devem ser lineares, para que a marca possa se transformar em uma referência de bom atendimento e negociação.
5. Comunicação
A comunicação sempre foi uma das responsáveis pelo bom andamento de uma empresa e é uma habilidade apontada com frequência quando o assunto é o futuro do mercado de trabalho.
O tema é bastante sério e merece uma atenção especial. Comunicar-se bem é uma arte e os seus ruídos podem causar impactos negativos que, muitas vezes, são irreversíveis.
Uma vírgula fora de contexto ou uma palavra inadequada, mesmo que sem intenção, prejudicam negociações valiosas, ocasionam a perda de clientes importantes ou, ainda, problemas judiciais com órgãos fiscalizadores ou a justiça do trabalho.
Potencializar essa capacidade dentro do quadro de colaboradores facilita o trabalho em equipe, promove uma melhoria significativa nos relacionamentos interpessoais e potencializa o atendimento ao cliente.
Quais são as tendências em treinamentos corporativos
Você já deve ter percebido que o capital humano de uma empresa é o recurso mais valioso para que resultados positivos sejam alcançados. Então, se as pessoas são a chave para que as organizações alcancem todos os seus objetivos e as suas metas, a melhor forma de extrair o melhor delas é a capacitação.
Os atuais moldes do mercado de trabalho ainda recebem muito bem as temáticas tradicionais apontadas acima. No entanto, é importante ficar ligado nas tendências em temas e formatos de treinamentos.
Nesse contexto, chegou a hora de conhecer as principais tendências!
Foco na liderança
O mercado de trabalho e as últimas gerações de profissionais que se apresentam para as oportunidades já não almejam mais os cargos de chefia. Atualmente, valoriza-se o papel de liderança, tanto como mentoria quanto como futuro desejado dentro da empresa.
Organizações que buscam manter o foco em uma equipe de alto desempenho e na retenção de talentos precisam entender a importância de preparar esses indivíduos para que possam assumir uma postura de líderes de setor.
Quando esses treinamentos estão atrelados a uma política de cargos e salários, a tendência é manter um quadro de colaboradores altamente capacitado e conquistar resultados fantásticos.
[rock-convert-cta id=”1750″]Aluno como o centro do treinamento
A tendência diz respeito à educação no geral. Se antes o foco estava totalmente voltado ao conteúdo, hoje um treinamento ou programa educacional exige que as instituições estejam voltadas às demandas dos alunos.
No caso das empresas, os programas de treinamento devem respeitar as experiências profissionais, o ambiente de trabalho, o desempenho na função, as habilidades tecnológicas e a capacidade de relacionamento interpessoal dos trabalhadores.
Dessa forma, acertar na temática torna-se uma tarefa menos complicada e, consequentemente, resultados positivos são atingidos com mais facilidade. Ou seja, quanto mais adequado às demandas dos participantes forem os temas do treinamento, melhor será o desempenho geral.
Envolvimento pleno de gestores e do RH
Se antes o treinamento era apenas uma proposta do RH e uma atividade de rotina das empresas, hoje já é dada a devida importância a essa prática: a alta cúpula de uma organização deve se manter alinhada e deter pleno conhecimento do que será oferecido aos colaboradores.
Estabelecer a cultura de aprendizado empresarial é uma forte tendência do mercado e só é possível quando há uma sinergia entre diretoria e RH, além de investimentos em endomarketing.
Quando a gerência sabe quais são os objetivos a serem alcançados com a capacitação, as chances de atingir os resultados esperados aumentam consideravelmente e a empresa evita o desperdício de recursos com a prática.
Gamificação no treinamento
Uma das grandes tendências do mundo corporativo é a gamificação. Empresas que desejam promover um treinamento inovador e surpreender os colaboradores mesmo nas temáticas mais tradicionais e recorrentes devem apostar nessa técnica.
A gamificação utiliza a lógica dos games em diversos processos empresariais, incluindo as capacitações. Por meio de desafios e recompensas, os participantes são envolvidos em uma prática atraente, aumentando consideravelmente o desempenho e promovendo a interação entre os times. Ou seja, promove diversos benefícios simultâneos.
Coaching empresarial
O principal objetivo do coaching empresarial é auxiliar os profissionais a estabelecerem metas na carreira e desenvolverem as habilidades e competências necessárias para alcançar esses objetivos.
As ferramentas do coaching estão focadas no reconhecimento de aptidões, dificuldades e qualidades do profissional em particular, de modo a atingir o equilíbrio entre cada uma dessas questões, atingindo resultados cada vez melhores.
Perceba que não é necessariamente uma temática ou um formato, mas um processo que busca aumentar a confiança de líderes e liderados, otimizando a performance das equipes e garantindo que os colaboradores estejam alinhados aos objetivos estratégicos da organização.
A importância em investir em treinamentos corporativos
Investir em treinamentos corporativos promove vários benefícios para as empresas. Por isso, é de extrema importância que as temáticas escolhidas sejam pertinentes à realidade de cada organização. Só assim é possível desfrutar das vantagens. Conheça algumas delas!
Melhoria de habilidades e competências técnicas dos colaboradores
De modo geral, o objetivo de um treinamento é melhorar habilidades e competências técnicas dos colaboradores de uma empresa. Quando passam por um treinamento de qualidade, adequado às suas demandas, eles podem realizar as suas funções de maneira mais eficiente.
O conhecimento adquirido permite uma atuação mais produtiva, em que a solução de problemas técnicos acontece de maneira mais ágil e prática.
Traz uma nova visão sobre o ambiente organizacional
Expandir o conhecimento técnico não influencia apenas no desenvolvimento de habilidades e competências, mas também expande a visão dos colaboradores sobre a empresa e contribui para a melhoria do clima organizacional.
Ao integrar equipes por meio de técnicas inovadoras de treinamento — como a gamificação —, a equipe passa a agir com maior integração e interatividade, além de melhorar a impressão sobre a empresa.
Gera vantagem competitiva e favorece a inovação
Quando os treinamentos trabalham conceitos inovadores e têm como foco atualizar os profissionais sobre as demandas do mercado, a tendência é que o retorno seja recebido no formato de ideias igualmente revolucionárias, baseadas no que foi estudado durante a capacitação.
Estimular a criação e manutenção de uma cultura de inovação faz com que a empresa ganhe em vantagem competitiva, especialmente quando os concorrentes não são adeptos aos treinamentos corporativos.
Como a Woli pode ajudar as empresas que buscam por treinamentos
A Woli é uma empresa de tecnologia que busca oferecer soluções para as organizações ao antecipar as principais tendências do mercado. A sua especialidade são os treinamentos corporativos, oferecidos por meio de ferramentas e cursos online.
São 15 anos de atuação, focados em educação corporativa. O conteúdo é produzido de forma personalizada, fazendo da Woli uma plataforma completa, capaz de atender negócios inseridos em qualquer segmento de atuação.
Um bom treinamento corporativo é capaz de melhorar o clima organizacional, aumentar a produtividade, incentivar a inovação, diminuir a rotatividade e criar uma equipe mais segura e confiante. Avalie quais pontos merecem ser fortalecidos dentro da sua empresa e não tenha medo de investir na temática ideal para o negócio!
Você gostou das nossas ideias de temas para treinamentos? Então, entre em contato conosco e descubra como prover o melhor para os seus colaboradores por meio das vantagens oferecidas pelo EAD.
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