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A educação tem cada vez mais importância nas empresas e é por isso que muitas companhias estão desenvolvendo a sua própria universidade corporativa. Trata-se do oferecimento de cursos de ensino superior ou de pós-graduação que são oferecidos na própria organização, para que os funcionários se qualifiquem e se tornem mais preparados para as funções que exercem.

Esse projeto pode até parecer grandioso e ousado, mas já é uma realidade para muitas organizações. Quando se tem os parceiros certos, criar uma universidade corporativa e gerenciá-la se torna mais simples do que parece.

Para que você obtenha êxito nessa atividade, listamos 9 dicas. Acompanhe cada uma delas e as coloque em prática no seu negócio!

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1. Crie uma cultura de aprendizagem

O primeiro passo para desenvolver uma universidade corporativa é a criação de uma cultura de aprendizagem entre os colaboradores. Para isso, é preciso incentivar as pessoas a sempre continuarem estudando para retomar os seus conhecimentos.

Quando uma empresa tem uma cultura de aprendizagem forte, os colaboradores serão sempre muito qualificados, o que contribui para que todos os projetos tenham sucesso e tragam os resultados esperados pela companhia.

Depois que a cultura de aprendizagem estiver firmada na empresa e a universidade corporativa estiver em pleno funcionamento, ela poderá servir até mesmo como uma estratégia de endomarketing. Afinal, o oferecimento de cursos fará com que os trabalhadores se sintam motivados e valorizados pela organização.

2. Faça campanhas motivacionais frequentes

Depois que a universidade corporativa estiver criada, é importante que sejam feitas frequentes campanhas motivacionais. Algumas pessoas, principalmente aquelas que pausaram os estudos há muitos anos, sentem certo receio em retornar aos bancos escolares.

Por esse motivo, é preciso conscientizar esses indivíduos de que o conhecimento faz bem e ilumina não só as carreiras, mas também a vida pessoal. Afinal, podem tirar tudo de uma pessoa, menos a sua sabedoria e aquilo que ela estudou. Por isso, estudar é tão relevante e essa mensagem precisa ser repassada para os colaboradores.

3. Tenha um gestor para a universidade corporativa

O objetivo da universidade corporativa é agregar conhecimento para os colaboradores da empresa. Nesse sentido, ela não deve ser um peso para ninguém, de modo que não deve ficar sob responsabilidade do setor de RH, de comunicação interna ou de qualquer outro.

Por isso, é sugerida a nomeação de um administrador para esse braço da empresa. Uma pessoa deve ser escolhida para gerir a universidade, suprindo as demandas dos alunos, selecionando cursos, contratando professores e plataformas etc.

Para a função de gestor da universidade corporativa, recomenda-se a contratação de um profissional formado em pedagogia ou que tenha experiência administrativa na área da educação.

4. Ofereça cursos que sejam úteis para a sua empresa

É claro que todas as profissões são importantes e têm um papel na sociedade, mas a sua universidade é corporativa e serve para cumprir os objetivos do seu negócio. Um curso de moda, por exemplo, pode ser muito interessante para os funcionários de uma empresa que confecciona roupas, mas será que ele teria a mesma utilidade para uma metalúrgica?

São questões como essas que precisam ser avaliadas, para que você entenda sobre as necessidades da sua empresa e dos seus funcionários Assim, você consegue fazer a escolha certa dos cursos que serão oferecidos aos alunos.

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5. Escolha um local para a universidade corporativa funcionar

A alocação de um espaço físico adequado é essencial para que uma universidade corporativa funcione. O local pode ser dentro da companhia ou fora dela, em um prédio ou salas alugadas, por exemplo.

O espaço precisa atender a todas as necessidades, como ter mesas e cadeiras confortáveis, bons equipamentos para aulas à distância, como retroprojetores, telões etc.

6. Organize as turmas corretamente

As turmas precisam ser organizadas de forma coerente, respeitando os horários de trabalho de cada um. Para isso, deve ser escolhido um horário que seja melhor para a maioria dos colaboradores.

De nada adianta oferecer um curso na segunda-feira à tarde se esse horário for de muito trabalho na empresa e os funcionários estiverem cheios de atividades para realizar. Se isso acontecer, a universidade corporativa não terá o sucesso que você deseja.

7. Colete feedbacks dos alunos

A universidade corporativa, assim como a sua empresa, deve ser um organismo vivo, ou seja, deve se modificar aos poucos para atender melhor às demandas. Para isso, nada melhor do que ouvir o feedback dos alunos, uma vez que eles são o seu principal público-alvo.

Por isso, é importante fazer pesquisas de satisfação, além de demonstrar a todos que a instituição é feita para eles e que melhorias podem ser sempre implementadas. Dessa maneira, você terá mais sucesso com a universidade própria da sua empresa.

Uma dica importante é que o feedback pode ser anônimo e coletado por meio de questionários disponibilizados na internet. Dessa forma, os colaboradores podem se sentir mais à vontade em expressar suas opiniões.

8. Mensure os resultados alcançados

Também é importante mensurar os resultados alcançados pelos cursos oferecidos na universidade corporativa. Solicite que os gestores das equipes façam pesquisas sobre o desempenho dos colaboradores, por exemplo.

De tal modo, você conseguirá saber se os cursos estão trazendo resultados positivos. Podem ser analisadas questões como a produtividade, a facilidade para lidar com problemas, entre outras.

O comportamento dos trabalhadores também precisa ser avaliado para saber o nível de satisfação com a universidade corporativa. Dessa forma, você pode identificar melhorias que podem ser realizadas para que o programa seja ainda mais eficiente para a empresa.

9. Tenha uma plataforma para aplicação e gestão dos cursos

Contratar professores nem sempre é uma tarefa simples, já que os salários de especialistas são altos e nem sempre eles têm disponibilidade para trabalhar nos horários de uma universidade corporativa.

Por conta disso, uma boa solução é ter uma plataforma para aplicação e gestão dos cursos. De tal modo, as aulas podem ser feitas à distância, sem nenhum prejuízo de aprendizagem para os alunos.

A Woli é uma empresa especialista em educação para empresas e que oferece cursos e treinamentos à distância para a sua universidade corporativa. Por isso, convém buscar por essa solução para ter um serviço mais exitoso.

Ficou interessado e quer saber mais sobre os serviços que oferecemos? Então é só entrar em contato conosco agora mesmo!


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