Ingressar em uma empresa pode causar certo desconforto ao novo colaborador, que não sabe o que vai encontrar pela frente. Portanto, para fazer com que esse funcionário se sinta bem recebido, é necessário investir no treinamento de integração.
A falta de uma estrutura de integração pode impactar diretamente no resultado das organizações, pois os colaboradores que não são treinados adequadamente tendem a atuar em níveis menores de eficiência.
Neste artigo, abordamos todo o processo que envolve o treinamento de integração dentro das empresas e como organizá-lo. Continue a leitura e confira!
[rock-convert-cta id=”1744″]Quais são os problemas com a falta de integração entre funcionários?
Primeiramente, é preciso ressaltar que o clima organizacional da empresa é um dos aspectos mais importantes para que ela prospere. Sendo assim, o ambiente precisa estar propício à integração para que o time trabalhe motivado na busca de resultados satisfatórios.
Quando isso não acontece, as chances da sua empresa declinar são muito grandes. Afinal, os funcionários são a chave de sucesso de qualquer organização. Vamos aprender quais são os problemas com a falta de integração entre a sua equipe? Veja!
Não alinhamento com a cultura da empresa
A cultura da empresa é determinada pela sua visão, missão e valores. Quando os funcionários não se adequam a essa postura, podem acontecer divergências grandiosas no planejamento estratégico da empresa. Por exemplo, imagine haja um ambiente muito conservador para se trabalhar, focado em metas e em resultados. O clima costuma ser pesado e existe muita cobrança por parte dos gestores para ver os indicadores comerciais subindo.
Nesse cenário, um novo integrante que é mais descolado e tem um perfil que não se encaixa na empresa certamente não permanecerá por muito tempo, concorda? Se ele não gostar (ou não souber) trabalhar sob pressão e ter um perfil que gosta de um clima mais sereno para desenvolver suas atividades, podemos afirmar que ele não está alinhado com a cultura da empresa — assim, as chances de ele pedir demissão são enormes.
Dessa forma, é fundamental sempre observar (ainda no momento da entrevista) se o funcionário novo tem o perfil da empresa e se ele está de acordo com a sua cultura. Somente assim é possível promover um clima saudável e produtivo para todos.
Falha na comunicação com os colegas e superiores
Quando a empresa não investe em programas valiosos de comunicação interna com o objetivo de promover a integração do time, há diversas falhas de integração entre colegas e superiores. Os funcionários e gestores sempre precisam de momentos de descontração, para poderem se conhecer melhor e falar sobre coisas do dia a dia — sem aquela pressão na cobrança por resultados.
Quando eles sentem que podem confiar uns nos outros, o trabalho flui de maneira natural e evita o que chamamos de ruídos na comunicação. Afinal, se eles se conhecem melhor e entendem um pouco mais sobre o perfil de cada um, é muito mais fácil conviver harmoniosamente, porque eles sabem como lidar com cada um, respeitando seu perfil e sua individualidade.
Falha no entendimento sobre as responsabilidades individuais
É muito comum ouvirmos que as pessoas fazem muito mais do que foram contratadas para fazer. Mais do que isso, muitos funcionários têm um perfil mais dinâmico e gostam de ajudar os outros, aceitando demandas de colegas que não seriam, necessariamente, o que ele foi contratado para fazer.
A longo prazo, isso cria um grande problema dentro da organização, porque há a falha no entendimento sobre as responsabilidades individuais. Por isso, quando há constantes treinamentos de integração para receber funcionários, isso não acontece.
Esse é o momento para relembrar a todos sobre o que cada um é responsável por fazer e sobre qual é o seu papel dentro daquela empresa — isso é fundamental para repassar as responsabilidades individuais, tirar dúvidas e readequar os cargos, se necessário.
Produtividade abaixo do esperado quando não há treinamento de integração
Quando o time não está motivado e trabalhando unido para ver a empresa crescer e, consequentemente, a sua carreira, tende a criar um ambiente com baixa produtividade.
A produtividade é fundamental para a empresa se destacar da concorrência, atender aos clientes com qualidade e ter produtos e serviços de excelência. Portanto, quando os funcionários não estão engajados e não compreendem qual é o seu verdadeiro papel dentro daquela organização, criam um clima com baixa produtividade.
Vale ressaltar que as consequências da baixa produtividade são enormes em curto, médio e longo prazo. Para você ter uma ideia, pode fazer até uma empresa falir por não dar conta de atingir os objetivos e metas estipuladas.
Sendo assim, se a sua empresa se encontra nessa situação, saiba que é necessário começar agora a investir em programas de integração para fortalecer os laços de confiança e para alinhar tudo o que é preciso ser alterado em busca do sucesso organizacional.
Aumento da rotatividade de pessoal
A taxa de turnover, ou rotatividade, é um indicador que a empresa precisa acompanhar de forma constante. Primeiramente, ela desfavorece o crescimento da empresa, além de causar diversos problemas no financeiro — afinal, é necessário ter verba para demitir o funcionário, tempo para encontrar um novo talento, contratação de uma nova pessoa, tempo para treinamento de integração e de suas atividades técnicas.
Além disso, a rotatividade influencia diretamente a produção e o clima organizacional. Isso porque, se um funcionário foi demitido, é necessário que algum colega faça o seu trabalho até que um novo talento seja contratado (acarretando sobrecarga de tarefas e também desmotivação, afinal, o colaborador que estará ajudando nesse processo não vai ganhar nada por isso).
Impactos negativos em todo o processo
A falta de integração entre funcionários causa impactos negativos em todo o processo, não somente naquele setor em específico em que está acontecendo o problema. Por exemplo, imagine que o setor administrativo da empresa tem problemas de integração, principalmente devido à grande taxa de rotatividade. Sendo assim, os funcionários trabalham desmotivados, mal-humorados e não tratam bem as outras pessoas.
Então, mesmo que o processo produtivo da empresa não tenha contato direto diário com o setor administrativo, vai sentir um clima pesado e as fofocas começam. A longo prazo, isso vai causar desunião e diversos outros problemas que afetam diretamente no clima. Viu? Tudo está interligado!
Insatisfação da equipe
Responda à seguinte pergunta: você já trabalhou desmotivado algum dia? Certamente, isso já aconteceu. Quando a equipe está desmotivada, cria um clima geral de insatisfação — e lembre-se de que a insatisfação causa baixa produtividade e aumenta a taxa de turnover.
Por isso, quando você investe em treinamento de integração, aplica pesquisas de satisfação e está sempre disposto a ouvir o que os funcionários têm para dizer, fica muito mais fácil criar um clima saudável e produtivo para todos trabalharem.
[rock-convert-cta id=”1748″]O que é o treinamento de integração de funcionários?
Agora que você acompanhou alguns problemas que a falta de integração causa em uma empresa, vamos começar a falar sobre as soluções para eles. Por isso, primeiramente, vamos apresentar o conceito de treinamento de integração de funcionários. Vamos lá?
Para receber os novos colaboradores, fazê-los entender mais sobre o negócio em que estão iniciando e integrá-los ao time da empresa, as organizações estão investindo em um procedimento chamado onboarding, cujo objetivo é facilitar a adaptação e capacitar os profissionais de acordo com a cultura da empresa. O novo colaborador se sente mais preparado e seguro para encarar o ambiente de trabalho, conseguindo se envolver mais e produzir melhor.
O onboarding detalha cada processo da empresa para o novo funcionário. Por meio de uma apresentação geral sobre toda a história da companhia, o colaborador entenderá o posicionamento dos negócios no mercado e todo o universo que envolve o desenvolvimento de um produto ou serviço.
Nessa integração, o profissional também será apresentado às pessoas que fazem parte desse processo, conhecendo, assim, as peças importantes para a realização do seu trabalho.
Quais são os benefícios do treinamento de integração?
Ao estabelecer o treinamento de integração entre a equipe, a empresa ganha benefícios importantes para o alcance de resultados. Confira alguns deles:
- com a implementação do onboarding, diminui-se o tempo necessário para o profissional ter a sensação de pertencimento à empresa, o que colabora para a melhoria de seu desempenho;
- ao melhorar sua performance, o colaborador consegue desenvolver a concentração e produzir mais em menos tempo;
- um processo de integração bem executado contribui para a redução do turnover, ou seja, diminui a rotatividade de colaboradores dentro da empresa;
- por meio da apresentação de todo o funcionamento do empreendimento, o funcionário consegue ter a dimensão do negócio e executar suas tarefas de maneira otimizada;
- o treinamento de integração realizado por meio do onboarding capacita o time para assumir e desenvolver, de maneira adequada, suas atividades.
Como organizar o onboarding?
No processo de integração, a empresa precisa transmitir a informação de forma clara e objetiva, para que o colaborador alcance o resultado esperado em menor tempo. Para tanto, existem algumas práticas que devem ser consideradas na organização do onboarding. Conheça algumas delas e aplique-as em seu treinamento.
Elabore um cronograma de treinamento de integração
Quando iniciar suas atividades, é fundamental que o colaborador saiba quais serão os passos dali para frente e como poderá se desenvolver dentro da empresa. Para tanto, a companhia deve ter um cronograma de treinamentos pronto, para mostrar ao funcionário como, quando e onde ele será direcionado.
Além disso, é interessante que, dentro desse cronograma, o profissional tenha a oportunidade de passar por cada setor da empresa. Assim, ele poderá conhecer de perto e entender como funciona cada etapa do processo.
Implemente o sistema de mentoria
Eleger um mentor para acompanhar todo o processo inicial do novo funcionário fortalece o elo entre a empresa e o contratado. Nada mais adequado do que colocar, ao lado desse colaborador, alguém que esteja no mesmo patamar dentro do negócio e possa expressar uma satisfação em fazer parte da companhia.
O mentor será responsável pelo primeiro treinamento de integração, respondendo às dúvidas que surgirem e corrigindo os erros. Com essa ação, a empresa valorizará tanto o colaborador que está há algum tempo dentro do empreendimento quanto o novo membro, que se encontra em processo de adaptação.
Organize o espaço de trabalho do colaborador com antecedência
Quer deixar uma boa impressão e fazer com que o colaborador trabalhe mais motivado? Então, deixe pronto o espaço onde ele vai executar suas tarefas diárias.
Arrume a mesa e a cadeira, deixe montado o computador ou notebook e organize os materiais de escritório necessários. Tenha em mãos a programação da rotina de atividades e o que será exigido do funcionário durante os primeiros dias de trabalho.
Crie um kit e um manual de boas-vindas para os novos funcionários
Prepare um kit de boas-vindas com todos os materiais que são utilizados dentro da companhia (como a revista de comunicação interna, a agenda e o código de ética). Organize um manual com as informações de nomes, e-mails, telefones e funções de todos os setores.
Exponha algumas situações que podem ocorrer e informe quem deve ser procurado para a resolução do problema. Aproveite para oferecer algum mimo, como bombom, chaveiro ou caneta personalizada. Inclua, também, uma carta de boas-vindas assinada pelo CEO da empresa ou pelo próprio gestor da área em que ele vai trabalhar.
Promova um evento de apresentação
Reúna todos os colaboradores recém-contratados, coloque-os na sala de treinamento e chame os antigos funcionários para participar. A intenção é explicar mais sobre a empresa, mostrar as normas e regras da organização, quais os benefícios a que eles farão jus e como funciona a política de avaliação de desempenho e plano de carreira.
O ideal é que essas informações sejam repassadas pelos líderes imediatos, pois serão eles que acompanharão diariamente o desempenho daquele colaborador. Essa também é uma forma de facilitar a interação entre gestor e colaborador, mostrando que o novo membro está vindo para somar à equipe.
Faça a apresentação aos principais executivos
Aproximar novos colaboradores e executivos é fazer com que eles se sintam como peças importantes do negócio desde o primeiro momento, entendendo que a empresa não incentiva o autoritarismo. Se os executivos se mostram disponíveis para receber e ouvir o time, deixam seus membros mais seguros e mostram que as portas da empresa estão sempre abertas.
A empresa pode enfrentar diversos problemas quando os funcionários não estão motivados, engajados e quando não há integração. Por isso, o onboarding de novos funcionários, quando executado de forma eficiente, proporciona maiores níveis de engajamento, comprometimento e motivação. Por isso, organize e execute uma boa estratégia para colocar em prática o treinamento de integração da equipe.
E então? Gostou de nosso artigo? Se sim, aproveite para assinar a nossa newsletter e acompanhar os nossos próximos conteúdos!