Comunicar-se de modo efetivo é essencial para uma empresa se manter competitiva. Entre as diversas estratégias que devem ser adotadas nesse sentido, uma das mais importantes é investir em ferramentas para comunicação interna. Afinal, ter funcionários bem informados é um grande passo para melhorar os resultados do negócio.
Isso acontece porque os membros de uma organização são os principais responsáveis pelas interações com todos os outros públicos. Manter a equipe alinhada com os objetivos da empresa é uma forma de garantir a excelência no atendimento, já que os colaboradores saberão exatamente como lidar com clientes, parceiros e acionistas.
Entre as diversas ferramentas para comunicação interna que podem ser escolhidas, as vantagens de investir em comunicação interna são muitas. Pensando nisso, explicamos neste post os principais benefícios dessa estratégia na gestão de negócios. Quer saber mais? Confira a seguir!
[rock-convert-cta id=”1744″]Por que investir em ferramentas para comunicação interna?
As soluções certas podem fazer sua empresa acelerar processos, ser mais eficiente na troca de informações e até obter melhores resultados financeiros. Veja, abaixo, mais detalhes sobre cada benefício.
Melhorar o clima organizacional
Investir em comunicação interna permite que os colaboradores se sintam valorizados, pois estão sempre por dentro dos objetivos e decisões importantes da organização. Com isso, os funcionários ficam mais motivados e engajados na missão da companhia, o que melhora as relações interpessoais e o clima organizacional.
O aumento da satisfação diminui a rotatividade de funcionários, já que eles vestem a camisa da empresa e têm vontade de permanecer na equipe. Isso também gera um impacto positivo na produtividade, pois profissionais felizes tendem a se empenhar mais em suas atividades.
Evitar o surgimento de boatos
Sem canais eficientes de comunicação, é inevitável o surgimento de boatos e fofocas. Por isso, é importante implementar estratégias para comunicar os funcionários sempre que uma decisão de impacto for tomada.
Por exemplo: se a cúpula estiver estudando uma mudança de prédio, o ideal é soltar um comunicado por e-mail ou intranet, informando sobre a possibilidade e o estágio das negociações. Isso evita que a informação vaze e ganhe versões não-oficiais, o que causaria confusão e ansiedade entre os colaboradores.
Alinhar a equipe aos objetivos da empresa
Investir em ferramentas de comunicação interna ajuda a reforçar a cultura organizacional, ou seja, as práticas e os propósitos adotados pela companhia. Isso permite que toda a equipe olhe para a mesma direção e busque os mesmos objetivos, o que aumenta o engajamento e torna a empresa mais competitiva.
Além de aumentar os resultados, ter colaboradores alinhados com a cultura gera outros efeitos positivos, como melhoria na reputação da empresa como empregadora. Isso facilita a atração e retenção de bons talentos, o que ajuda a montar um time forte com os melhores profissionais do mercado.
Aumentar a produtividade
Além de aumentar a produtividade por meio da satisfação e motivação dos funcionários, as ferramentas de comunicação interna na empresa também fazem isso de forma bastante prática. Você já parou para pensar em quanto tempo os seus funcionários levam para encontrar uma informação? Ou em como pode ser difícil conseguir um dado importante com alguém de outro departamento?
Uma boa comunicação interna deve ser clara e enxuta, com documentos de fácil acesso entre todas as áreas da empresa. Isso pode ser resolvido com sistemas de compartilhamento de arquivos na nuvem. Nessas plataformas, tudo pode ser armazenado e organizado em pastas online, o que facilita a busca de dados.
Além disso, há a possibilidade de editar arquivos simultaneamente, o que facilita e dá mais agilidade aos processos de trabalho.
Tornar a comunicação mais eficiente
Ferramentas de comunicação interna na empresa tornam a troca de informações mais efetiva de várias maneiras. Uma delas é a padronização das mensagens: os canais adotados pela empresa devem ajudar a equipe a adaptar o mesmo conteúdo para diversos formatos, sempre como foco na eficiência e na produtividade.
Outro aspecto importante é o alcance das mensagens. É importante escolher ferramentas que sejam capazes de atingir todo o espectro do público interno, a fim de otimizar recursos para obter o resultado desejado, fazendo mais com menos. Isso torna possível, por exemplo, informar de maneira padronizada os funcionários de todas as unidades da empresa distribuídas pelo país.
A possibilidade de segmentação é outro fator fundamental na eficiência da comunicação interna. Ao contrário do que muitos pensam, o público interno não é homogêneo, e nem sempre a mensagem que deve chegar a um grupo será útil para outro.
Portanto, muitas vezes será preciso afunilar uma informação para que ela seja transmitida a uma audiência mais específica. Pelo menos um dos canais de comunicação escolhidos pela empresa deve ter essa funcionalidade.
Como escolher as ferramentas de comunicação interna?
Há muitas ferramentas que podem ser usadas para melhorar a comunicação interna, como mural de avisos, newsletters, intranet, TV corporativa e redes sociais, entre outras. Cada uma tem uma dinâmica diferente e pode ser aplicada para um objetivo. Portanto, é essencial traçar um bom planejamento antes de implementá-las.
Tendo em vista a variedade de ferramentas disponíveis, é essencial ter cuidado ao escolher quais utilizar. Essa decisão deve ser tomada com base em testes e dados concretos, sempre respeitando a relevância de cada canal de comunicação para os membros da organização.
Uma boa dica é priorizar soluções modernas, que ofereçam os recursos certos para uma comunicação eficiente. Sistemas que organizem conteúdos em um único lugar, por exemplo, podem tornar o fluxo de informações mais dinâmico. Usar tecnologias como plataformas de vídeos, transmissões ao vivo e aplicativos é outra ótima maneira de chegar à audiência de forma mais efetiva.
Essas foram as nossas dicas sobre a importância das ferramentas para comunicação interna nas empresas. Agora que você já está por dentro do assunto, que tal colocar o que aprendeu em prática? Analise as necessidades da sua organização, trace um bom planejamento e adote soluções efetivas para se comunicar com os colaboradores. Temos certeza de que você verá os resultados rapidamente!
Gostou do artigo? Para saber mais sobre ferramentas de comunicação interna, entre em contato conosco. Será um prazer tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto!