Skip to main content

Sabemos que o ambiente profissional nem sempre é onde a ética impera. As diferenças étnicas e a ambição desenfreada de algumas pessoas, entre outras razões, podem mexer muito com as relações laborais e com a rotina de trabalho.

Quando as equipes são compostas por profissionais de diferentes culturas, perfis ou gerações, o problema pode ser potencializado. Exatamente por isso que a ética profissional se faz cada vez mais necessária — não que tenha deixado de ser importante em algum momento.

Mas você compreende o que é ética e saberia defender sua importância nas relações profissionais da empresa? Confira nosso artigo e fique por dentro do assunto!

O significado de ética

Não é à toa que ética é um tema tão complexo. O termo deriva do grego ethos, que significa caráter ou modo de ser de uma pessoa. Por isso pode ser tão abrangente e diversa a concepção das pessoas sobre o que é ou não ético — inclusive, varia de cultura para cultura.

No entanto, a ética pela ótica filosófica é a busca por um equilíbrio e bom funcionamento social, principalmente com base nos valores históricos e culturais de uma sociedade. Ela permeia diversos segmentos da vida humana.

Podemos, por exemplo, citar os códigos de ética médica, política e jornalística, que nada mais são que conjuntos de condutas desejados pelos profissionais dessas áreas.

[rock-convert-cta id=”1750″]

A postura ética no ambiente profissional

Por mais que sonhamos em separar nossa vida particular do espectro profissional, é preciso lembrar que somos pessoas e não robôs.

Ou seja, também levamos nossos valores culturais e morais para o ambiente de trabalho. Então, imagine cada uma das pessoas que compõem uma empresa levando suas crenças pessoais para o ambiente laboral.

Certamente muitos conflitos podem surgir devido à diversidade no ambiente de trabalho. Evitar isso é a base fundamental para a criação de um manual de postura que defina a ética profissional em determinada organização.

Algumas atitudes podem ser premissas básicas, herdadas pela sociedade em que vivemos. Mas sem um alinhamento prévio, como é possível censurar a atitude sexista de um profissional oriundo de uma cultura em que as relações entre homens e mulheres são comumente díspares?

Por meio de um manual a empresa define o que é aceitável e desejável dentro de suas dependências ou na representação de sua marca. No entanto, é preciso lembrar que, muitas vezes, tais determinações podem extrapolar o ambiente de trabalho.

Com a potência das redes sociais, os profissionais precisam lembrar que suas atitudes reverberam na sociedade e podem trazer prejuízos à imagem da organização a qual representam.

Um exemplo muito recente é o caso de um publicitário que foi suspenso após tecer críticas aos nordestinos, que demonstraram — em sua maioria — um posicionamento político alheio ao dele nas eleições presidenciais de 2018.

Além de os próprios chefes do tal publicitário serem baianos, o caso repercutiu na internet e levou a agência a afastar o colaborador por tempo indeterminado, além de emitir nota oficial repudiando a atitude.

Da mesma forma que o profissional deve estar ciente das normas éticas internas da empresa para a qual trabalha, as organizações precisam ter sensibilidade e postura ética com seus funcionários.

Afinal, não seria nada agradável que a filial de uma empresa oferecesse carne bovina nas refeições dos seus colaboradores na Índia, que podem fazer parte de uma cultura em que a vaca é considerada um animal sagrado.

Os benefícios da ética profissional

Como as organizações geralmente são compostas por pessoas de diferentes classes sociais, crenças religiosas, ideologias políticas e até mesmo de culturas variadas, como no caso das empresas multinacionais, ter um manual de conduta e ética profissional é essencial.

Entre os benefícios desse tipo de documento, podemos citar:

Estímulo à honestidade

Por mais que seja um princípio básico de nossa sociedade e pertencente ao rol dos elementos universais de qualquer ética profissional, definir a honestidade como base de um manual de postura ética reforça tal valor.

Preservação das informações

A segurança da informação é algo almejado por quase todas as empresas, principalmente aquelas que podem ter seu negócio prejudicado com o vazamento de dados sigilosos ou até mesmo pelas subjugadas consequências da rádio-peão. Portanto, especificar tal ponto em um manual de ética profissional oferece resguardo jurídico à organização.

Valorização da imparcialidade

Ao especificar formas desejáveis de conduta que prezam pela valorização das ideias do próximo e o respeito às individualidades, a empresa estimulará a valorização da imparcialidade. Dessa forma, os conflitos de relações pessoais com profissionais tendem a minimizar.

Exaltação do trabalho em equipe

O respeito às diferenças também é um ponto fundamental para o trabalho em equipe. Quando um manual de ética profissional exalta a importância da opinião do outro, também está transcorrendo a respeito da importância do trabalho em equipe.

Os males da falta da ética no trabalho

Além de deixar margem para a falta de honestidade e negligenciação das informações sigilosas, a ausência de ética profissional pode estimular uma competitividade nada saudável, afetando o trabalho em equipe.

Da mesma forma, a falta desse alinhamento pode prejudicar a cultura do feedback e até mesmo o respeito interpessoal, potencializando conflitos. E sabemos como a comunicação entre os pares das organizações é importante para o sucesso dos negócios.

Outro ponto negativo de uma empresa que não tem a ética profissional como valor cultivado é a potência destrutiva das conversas no cafezinho. A fofoca acaba por disseminar inseguranças e prejudicar o desempenho de projetos internos.

Por todos esses pontos positivos e, principalmente, pelos males que a falta da ética no trabalho pode causar, ter um regimento interno é fundamental. Mas ainda não é o suficiente para ter bons resultados.

É importante que as organizações destinem, no planejamento estratégico de RH, investimentos para treinamentos e desenvolvimento de habilidades pessoais e técnicas, além de trabalharem exaustivamente a ética profissional no meio corporativo. Apenas assim essas práticas serão incorporadas à cultura organizacional para que gerem valor.

Interessante, não é?

Para manter seu time cada vez mais alinhado aos objetivos da sua empresa, acompanhe nossas dicas no Facebook, Instagram, YouTube ou LinkedIn.


Leave a Reply