Sabe o que as gerações Baby Boomers, X, Y e Z têm em comum? A Geração Flux. Muitos profissionais ainda não ouviram falar dela, apesar de estarem exatamente em meio às pessoas que tem todas as características dessa geração. Vamos direto ao ponto: indivíduos com esse perfil são naturalmente atraídos por desafios e se adaptam a qualquer novidade e inovação.
É bom saber ainda que uma pessoa da Geração Flux não faz parte de uma faixa etária definida, afinal, qualquer um pode ter habilidades para se destacar em meio à correria do mercado atual, à pressão por resultados e, principalmente, às constantes mudanças que muitas organizações passam o tempo todo, quase que diariamente.
Com esse cenário, fica ainda mais evidente a necessidade de os profissionais buscarem aptidões para lidar com situações adversas, certo? Confira melhor quem faz parte dessa geração!
O que é a Geração Flux?
Como vimos, é uma geração que não é definida por idade. Tem muito mais a ver com o comportamento dos indivíduos, que tem como ponto principal a facilidade de adaptação a mudanças, a inovações, entre outros. Qualquer pessoa pode fazer parte da Geração Flux, que tem esse nome, inclusive, por conta da flexibilidade dos profissionais diante das mais variadas situações.
Digamos que, atualmente, a Geração Flux é composta por pessoas que tem como grande diferencial a vontade de usar as novas tecnologias para que consigam alcançar os melhores resultados, principalmente em momentos de pressão, em crises e até em situações de caos que ocorrem em determinados períodos do ano nas empresas.
Quais as principais características dessa geração?
É até fácil perceber quem faz parte da Geração Flux, pois algumas características são bem marcantes nos profissionais desse grupo. Acompanhe.
Acumula habilidades
Chamado também de profissional multitarefas, o colaborador que é um acumulador de habilidades tem, por assim dizer, uma enorme facilidade de desenvolver cada uma delas de forma exemplar. Aliás, esse profissional gosta mesmo de fazer várias coisas diferentes. Quanto mais habilidades ele puder exercer, mais atraído pelo trabalho ficará.
Expande seus conhecimentos
Não há dúvidas de que um profissional da Geração Flux tem enraizado nele a busca constante por conhecimento. Daí vem, diga-se de passagem, boa parte do seu domínio em novas tecnologias, soluções inovadoras etc. Um colaborador que procura sempre estudar e se capacitar é curioso com o meio em que vive, aprende mais e está sempre atualizado.
Quando falamos em expandir conhecimentos, isso não vale apenas para cursos, mas sim para a maneira como essa pessoa se informa. Alguém que faz parte da Geração Flux geralmente lê bastante sites de notícias, está conectado às redes sociais, faz pesquisas em diversas plataformas e ainda tem um perfil ativo em redes voltadas ao mercado profissional, como o LinkedIn.
Tem grande capacidade de adaptação
Talvez essa seja uma das grandes e mais vantajosas habilidades da Geração Flux. Graças à sua facilidade de encarar desafios e mudanças, essas pessoas têm uma capacidade de adaptação muito melhor do que as outras gerações. A empresa vai começar a usar uma nova tecnologia? Mudar a forma como atua com os clientes? Ótimo, esses profissionais tirarão isso de letra.
Por que ela tem se tornado uma realidade?
Você está acompanhando a crescente mudança no mercado, tanto dentro das empresas quanto fora. É visível a forma como os profissionais precisam lidar com os objetivos, as transformações tecnológicas, a maneira como trabalham, entre outros. Assim, a Geração Flux tem se tornado uma realidade cada vez mais presente por conta de todas essas mudanças.
E tem mais. O mercado está sofrendo algo que chamamos de mutação. Só que ele é mutável com uma rapidez enorme, que é preciso ser seguida. Caso contrário, a organização corre o risco de ficar para trás. Por exemplo, se antes a empresa fazia atendimentos apenas quando o cliente a procurava, agora é preciso estar lado a lado do consumidor, oferecendo suporte 24/7.
Com isso, é fundamental contar com profissionais que estejam a altura dessas necessidades e que saibam como tratar clientes e parceiros em meio a todo esse caos, proveniente das constantes transformações comportamentais e tecnológicas que estamos vivendo. A Geração Flux é preparada para isso!
Como fazer parte dessa geração?
Algumas atitudes podem fazer toda a diferença no momento de desenvolver as características dessa geração no perfil do profissional. Confira.
Ser mais curioso
A curiosidade faz com que os colaboradores mais interessados e dispostos adquiram novos conhecimento e sejam mais proativos. Se um novo projeto entrará em vigor, é essencial que os profissionais tenham, no mínimo, a curiosidade em saber como tudo vai funcionar, o que devem fazer para trazer resultados, qual o propósito da estratégia e por aí vai.
Estudar sempre
Capacitar-se e se atualizar. Estudar é um processo que deve ser seguido por toda a vida de qualquer indivíduo, e a Geração Flux leva isso a sério. Como entender sobre novas tecnologias e tendências do mercado se eu não me qualifico para tal? É preciso estar em contato frequente com o aprendizado corporativo e até mesmo pessoal.
Encarar desafios
Em uma empresa, é normal que ocorram muitos desafios ao longo do ano. Porém, nem sempre os colaboradores estão dispostos a encarar essas situações, tampouco superá-las. No entanto, a Geração Flux tem nos desafios um gás a mais para trabalhar bem, procurando se desenvolver a cada etapa concluída.
As pessoas da Geração Flux gostam de desafios, pois acreditam que eles vêm para ajudar ainda mais no seu crescimento pessoal e profissional. Ou seja, a fim de fazer parte dessa geração, o profissional precisa se sentir confortável para passar tranquilamente por situações adversas.
E então, o que você achou dos profissionais que fazem parte da Geração Flux? É bom saber ainda que esse perfil é muito almejado por empresas que querem se destacar no mercado, principalmente quando falamos em ter uma equipe moderna, inteligente, preparada para qualquer momento e que deseja crescer sempre. Se a sua empresa está vivendo isso, vale muito a pena contar com profissionais que apresentem esse perfil.
Gostou do conteúdo? Aproveite e compartilhe este material nas suas redes sociais!