Você já ouviu falar na metodologia 6Ds? Trata-se de um recurso interessante para que as empresas desenvolvam a educação corporativa com seus colaboradores. Isso porque ela age diretamente no desenvolvimento de pessoas.
Esse método é revolucionário e vem sendo, cada vez, mais aplicado pelas organizações. Porém, se você ainda não o conhece, não precisa se preocupar. Neste post, vamos esclarecer as principais dúvidas que os responsáveis por essa área nas empresas têm sobre o assunto. Confira, a seguir!
O que é a metodologia 6Ds?
Ela consiste na utilização de 6 disciplinas para transformar a educação, trazendo mais resultados para as empresas. O método aparece de forma detalhada no livro “6Ds: as seis disciplinas que transformam educação em resultados para o negócio”, escrito por Calhoun Wick, Roy Pollock e Andrew Jefferson.
[rock-convert-cta id=”1744″]Quais são as disciplinas da metodologia 6Ds?
As disciplinas que são trabalhadas nos programas 6Ds são a seguir relacionadas. Veja como desenvolver cada uma delas na sua empresa!
Determinar os resultados para o negócio
Para os desenvolvedores do método, a primeira coisa que deve ser feita a criar um programa de educação corporativa, é definir quais serão os resultados que deverão ser apresentados ao seu término.
Se uma indústria deseja desenvolver um treinamento para que os operários saibam como manipular uma máquina, por exemplo, esse deve ser o objetivo. Ou seja, a meta é garantir que os colaboradores saibam como operar o novo equipamento adquirido em X dias.
Nessa fase, portanto, deve-se indicar quais são os resultados esperados com os treinamentos. A esses resultados, deve ser acrescentado de que forma a educação corporativa contribuirá para que a missão e a produtividade da empresa sejam alcançadas.
Desenhar uma experiência completa
O segundo passo da metodologia 6Ds é fazer um desenho de sobre como serão as experiências de aprendizado. Para isso, deve-se listar todas as etapas do programa, antes, durante e após as aulas.
A ideia é que essa etapa englobe todas as fases de aprendizagem, que são: preparar, aprender, transferir e atingir resultados. Assim, tudo será muito bem planejado pelos desenvolvedores dos materiais didáticos, os docentes dos cursos, a forma como os gestores da empresa devem atuar etc.
Direcionar a aplicação para a prática
Todo programa de educação corporativa não pode ficar apenas na teoria. Deve-se direcionar a aplicação para a prática, mesmo que para isso seja necessário desenvolver simulações, como é o caso da gamificação. Somente assim o aprendizado se dará por completo.
Além disso, quando já sentirem preparados para executar as tarefas nas empresas, os funcionários devem ser incentivados a executarem o que aprenderam, na prática, mesmo que sob a supervisão de alguém mais experiente.
Definir a transferência do aprendizado
Deve-se direcionar o aprendizado para que os participantes realmente assimilem os conteúdos trabalhados nas aulas. Para isso, devem ser adotados meios de ensino que garantam que os ensinamentos sejam bem assimilados e que o máximo de proveito seja retirado de cada situação.
Também, é interessante que seja desenvolvido um espírito de coleguismo entre os colaboradores e aprendizado compartilhado. Assim, se alguém tem mais dificuldade para assimilar determinado conhecimento ou realizar certa atividade, pode contar também com o auxílio de seus colegas.
Dar apoio à performance
No método 6Ds deve-se garantir que todos os participantes tenham o apoio necessário para transferir o que aprenderam nas aulas para as suas práticas cotidianas. Para isso, a educação deve ser continuada e não se limitar aos treinamentos, mas também envolver gestores e lideranças para que o conteúdo aprendido seja, de fato, aplicado no dia a dia profissional.
Devem ser feitas reuniões com os gestores e destacar a importância do papel que eles têm no desenvolvimento de novos conhecimentos na empresa.
Documentar resultados
A última etapa da metodologia 6Ds diz respeito à forma como é documentado o que foi feito durante os treinamentos. Tudo precisa ser registrado para que se analisem os erros e acertos cometidos durante o processo. Assim, será possível melhorá-los em ocasiões futuras.
[rock-convert-cta id=”1746″]Que benefícios a aplicação desse método traz para as empresas?
A metodologia 6Ds traz benefícios para as empresas e para os seus colaboradores. Quando implementado, esse método traz vantagens competitivas que logo são visualizadas pelos gestores. Acompanhe as principais delas!
Resultados para a corporação
A empresa passa a assumir um papel mais estratégico ao adotar a metodologia 6Ds em seus treinamentos. Isso porque os trabalhos não são vistos apenas como uma obrigação para repassar um ensinamento para os colaboradores, mas sim como uma estratégia de melhorias em seus processos.
Se o desenvolvimento dos treinamentos for feito pelo setor de RH, por exemplo, ele deixa de ser visto como uma atividade meramente operacional e passa a ser visto como estratégico para as organizações.
Desenvolvimento de habilidades
Para os colaboradores, o principal benefício que a metodologia 6Ds traz é o desenvolvimento de novas habilidades profissionais. Esses ensinamentos não se restringem à sua atuação na empresa, mas também para outras atividades profissionais, como em empregos futuros.
O participante melhorará efetivamente a sua performance no trabalho da empresa e isso fará com que os resultados sejam eficientes, gerando melhores produtos para os clientes da organização.
Apresentação de retorno tangível para o negócio
Quando aplicar o método 6Ds na empresa, o organizador dos treinamentos precisa estipular metas. Isso faz com que tudo seja focado na apresentação de retornos tangíveis para a organização.
A meta de um treinamento pode ser a de aumentar X% a produção na empresa, por exemplo. Assim, durante o curso serão desenvolvidas técnicas para que os colaboradores tenham mais produtividade. Ao fim do período de aulas, pode ser mensurado se o resultado foi alcançado.
De maneira geral, podemos dizer, portanto, que os treinamentos e a metodologia 6Ds devem ser vistos como um processo fundamental e imprescindível para o crescimento dos colaboradores e da empresa. Por isso, não deixe de colocar em prática o que aprendeu neste post.
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