Investir em treinamentos para as equipes que compõem uma empresa é um dos elementos fundamentais na corrida pelo sucesso do negócio. Há diversas formas de essas capacitações serem ministradas, e, atualmente, os cursos profissionais online vêm ganhando espaço devido às inúmeras vantagens.
Os benefícios compreendem desde os que já são proporcionados pelos treinamentos corporativos no geral, até os exclusivos oriundos do modelo EAD.
Que tal conhecer alguns deles agora mesmo? Continue a leitura e veja as seis razões pelas quais você deve adotar essa prática na sua empresa agora mesmo. Acompanhe e saiba mais!
1. Investimento de baixo custo
Ao escolher os cursos profissionais online, você abre um leque de possibilidades de aprendizado que podem sair muito mais barato do que o esperado.
Como o modelo de aprendizagem é a distância, a empresa pode disponibilizar os módulos necessários para cada função, sem que o colaborador tenha necessidade de se deslocar a outros lugares para realizar os treinamentos.
Considerando que a organização não precisa custear transporte, alimentação e inscrição dos participantes ou instrutores, investir na educação corporativa virtual realmente custa bem menos do que os tradicionais cursos presenciais.
Também é preciso salientar que esse investimento tem uma durabilidade maior, e o conhecimento adquirido pode atingir mais pessoas. Isso acontece porque, quando a informação não é absorvida momentaneamente, é possível que o aluno consulte novamente a mesma aula.
É como se o profissional estivesse à disposição da empresa 24h por dia, pagando apenas uma vez.
2. Colaboradores mais engajados
Entre o conjunto de objetivos de toda empresa, podemos seguramente falar sobre a composição de um time motivado. E despertar o engajamento dos colaboradores é responsabilidade da organização.
Promover a capacitação online é uma das etapas na criação de uma política que procura valorizar o colaborador, fazendo com que ele se sinta realmente parte da empresa. Assim, o indivíduo percebe que a preocupação é com o seu desempenho individual, e não que ele é apenas mais uma peça no funcionamento da empresa.
Quando se sentem importantes, o retorno acontece em forma de engajamento e produtividade. Sendo assim, o investimento em capacitação e desenvolvimento de habilidades acaba refletindo em resultados positivos e alcance de metas.
3. Acessibilidade
Todo treinamento a ser organizado exige que algumas questões em logística sejam consideradas. Como citamos anteriormente, para muitos eventos, é necessário deslocar equipes inteiras ou instrutores.
Quando uma empresa opta por cursos profissionais online, ela não está apenas reduzindo esses custos, mas abrindo a oportunidade para que todos os colaboradores sejam treinados simultaneamente — o que é extremamente vantajoso caso o negócio tenha algumas filiais.
Além disso, a organização não precisa preocupar-se em organizar escalas de trabalho para que as pessoas participem dessas capacitações, desfalcar setores inteiros para que possam realizar essas imersões ou, ainda, encontrar soluções nem sempre práticas para os trabalhadores que têm uma jornada laboral fora do horário comercial.
Os módulos disponíveis na internet permitem que esses treinamentos sejam acessados a qualquer hora, em qualquer local.
4. Metodologia econômica
Ao optar por um sistema de aprendizado online, a empresa pode usar os módulos fornecidos até que o conteúdo precise ser atualizado. E, dependendo do assunto, os vídeos gravados anteriormente nunca serão perdidos, apenas ganham novos tópicos com o decorrer dos anos.
Isso significa que, além dos colaboradores atuais terem livre acesso no caso de dúvidas, a empresa não precisa de novas programações, contratações e estruturações para treinar os novos contratados ou aqueles que eventualmente foram promovidos.
O acervo disponibilizado transforma-se em uma biblioteca virtual, que fornece aos recém-chegados o mesmo conteúdo de qualidade oferecido aos que já fazem parte da empresa. Uma alternativa bastante econômica para integração e capacitação.
5. Possibilidade de retorno imediato
É possível que a instituição responsável por fornecer o conteúdo tenha estrutura para compor um treinamento totalmente personalizado, de acordo com as necessidades particulares da empresa.
Isso permite que o conhecimento adquirido seja imediatamente aplicado na rotina desses trabalhadores. Por ser ministrado e oferecido online, os módulos podem ser distribuídos de acordo com a necessidade atual da empresa.
Por exemplo, se a recepção está com problemas no atendimento ao cliente via WhatsApp e a programação é para que essas aulas aconteçam somente daqui um mês, o capítulo pode ser antecipado e o problema resolvido imediatamente.
O mesmo pode acontecer se um único colaborador apresentar dificuldades em uma atividade já abordada pelos treinamentos. É possível encaminhá-lo para esse módulo em específico e, assim, contornar a situação com mais agilidade.
6. Confidencialidade
Você se lembra do tempo do colégio, como às vezes era difícil tirar alguma dúvida? Por medo ou por vergonha, era possível ir para casa com um conteúdo não muito nítido em nossa mente e, prejudicando o desempenho em alguma prova.
Na vida adulta não é diferente. Muitas vezes, o treinamento corporativo não surte os efeitos desejados, pois os colaboradores não se sentem à vontade para fazer questionamentos durante o processo.
É bastante comum, inclusive, que, após a conclusão da capacitação, questionem os colegas de trabalho. Essa rede de comunicação pode falhar, e as informações serem transmitidas de maneira equivocada, prejudicando o desempenho do setor.
Os cursos profissionais online permitem que o aluno faça suas perguntas diretamente para o instrutor, de maneira privada. Dessa forma, os mais tímidos não têm desculpas para prosseguir com o treinamento em dúvidas.
É importante que a empresa incentive o exercício de perguntar, reforçando essa vantagem para que as aulas sejam aproveitadas ao máximo.
Oferecer cursos profissionais online é uma prática que vale todo o investimento. Além dos benefícios descritos ao longo do artigo, a empresa também pode investir em capacitação para fornecedores, clientes e até mesmo oferecer aulas para a comunidade externa. Ou seja, trata-seuma ação que pode ser transformada em uma grande estratégia de marketing.
Para conceder o melhor treinamento para os colaboradores, é necessário procurar por uma instituição séria e competente no que faz, como é o caso da Woli.
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