O mercado de trabalho vive um período em que grandes transformações acontecem em ritmo acelerado. Isso se dá, principalmente, por conta da modernização das estratégias de relacionamento com clientes, serviços e, claro, das novas tecnologias. Nesse sentido, a senioridade nas organizações tem ganhado espaço para debates e profundas reflexões.
Muitos empregadores, por exemplo, acreditam que as novas gerações trazem um gás a mais para as empresas, e que esses jovens constituem um novo modelo de pensamento e forma de trabalhar necessários para que as companhias mantenham-se ativas no mercado. Mas, a senioridade também tem um importante papel no desenvolvimento das organizações e pode surpreender positivamente.
Indo além, pessoas com mais experiência podem contribuir bastante com todas as mudanças que estão acontecendo e, apesar disso, há um grande desafio na adaptação desses profissionais. Sua empresa também está passando por isso?
Então este artigo foi feito para você! Confira!
Quais são os impactos e desafios das organizações?
A senioridade nas empresas exige alguns desafios que devem ser superados, pensando sempre em equilibrar as necessidades desses profissionais com as da empresa. Veja alguns exemplos.
Aumento da motivação desses profissionais
Sim, com o tempo, é normal que as pessoas fiquem mais cansadas de jornadas de trabalho intensas. A falta de motivação é um dos primeiros indícios de que o trabalho começa a perder destaque na vida do colaboradores e passa a ser apenas uma obrigação para ter as contas em dia, não é mesmo?
Por isso, você precisa pensar em ações que visem a motivação dos profissionais — principalmente aqueles mais experientes e que já passaram por várias situações ao longo da carreira. Lembre-se de que trabalhar motivado faz toda a diferença e conta bastante para o alcance de resultados positivos e da satisfação no ambiente organizacional.
Eleva a complexidade da gestão de pessoas
Quem lida diariamente com a gestão de uma empresa sabe que cada colaborador tem um perfil diferente e precisa ser entendido da melhor forma possível. Com a senioridade isso não é diferente, pelo contrário, você precisa estar apto a liderar processos que envolvam essas pessoas e que as façam sentir-se altamente dispostas a continuar realizando suas tarefas.
Nesse sentido, elevar a complexidade da gestão é um passo importante, visto que reter talentos de todas as faixas etárias é um desafio enorme para uma empresa. A equipe de RH precisa estar qualificada para promover as melhorias necessárias a esses funcionários.
Investimento maior para proporcionar qualidade de vida
O bem-estar e a qualidade de vida dos colaboradores de uma empresa devem sempre ser vistos com prioridade. Quando falamos do assunto olhando para a senioridade, isso faz ainda mais sentido. Lembre-se de que esses profissionais precisam de um tempo maior para lazer, cuidados com a saúde e programas que pensem em formas de ajudá-los a manter o ritmo no trabalho.
Com isso, pode ser necessário destinar um custo maior para focar nessa estratégia. Afinal, como parte do seu quadro de colaboradores, esses profissionais também precisam de cuidados e atenção para uma melhor qualidade de vida.
Uma boa dica é procurar parcerias com empresas que ofereçam atividades fora do trabalho, como esportes, viagens curtas e, até mesmo, de aperfeiçoamento profissional. Vale ressaltar que quanto mais o profissional sentir-se apto às mudanças organizacionais, mais ainda ele vai sentir-se bem para trabalhar e dar o seu melhor. Pense nisso!
Por que é importante reter a senioridade na empresa?
Motivos não faltam! Colaboradores com anos de experiência sempre trazem benefícios para qualquer tipo de empresa, seja ela pequena, média ou grande. Muitas vezes, essas pessoas entendem tão bem da organização em que trabalham que executam suas tarefas com a maior facilidade e, melhor ainda, ajudam os jovens que estão ingressando no mercado de trabalho.
Mas existem ainda outros benefícios!
São uma parcela grande da mão-de-obra qualificada
Você sabia que as previsões indicam que, até 2040, 57% da população brasileira ativa no mercado de trabalho terá mais de 45 anos? Isso significa uma parcela importantíssima de pessoas com grande conhecimento da sua área de atuação e, mesmo nos dias de hoje, isso já é visível em diversas organizações.
Portanto, pense que quanto antes você manter pessoas com esse perfil na sua empresa, mais de acordo com as necessidades da sociedade você estará. Sem contar que mão de obra qualificada jamais deve ser deixado de lado! Precisa ser aproveitada!
Pense também na lei da oferta e da procura que, de acordo com essa tendência, impactará as empresas financeiramente. Ou seja, você precisa estar preparado para isso pensando em diminuir possíveis gastos no futuro. Vale a reflexão, não é mesmo?
Como promover o desenvolvimento e retenção desses profissionais?
Para reter colaboradores mais velhos, é essencial que você adote políticas de trabalho mais interessantes e que visam a agradar e satisfazer esses profissionais. Não se esqueça de que muitos deles já constituem famílias, alguns tem netos, além de já possuírem casa própria e veículo. Isso significa que possuem despesas altas todos os meses.
Vale ressaltar ainda que profissionais na senioridade buscam estabilidade na carreira. Eles geralmente não querem trocar de emprego a todo momento e desejam ser reconhecidos no trabalho e valorizados pela bagagem de conhecimento que possuem. De olho nessas características, você pode pensar em envolvê-los em cargos com poder de decisão e mais estratégicos.
Também é possível reter essa mão de obra oferecendo uma liberdade maior, principalmente, no que diz respeito a feedbacks e aconselhamento de outros profissionais. Com a experiência que carregam, eles podem ser primordiais no auxílio a colaboradores que acabaram de entrar na empresa e no direcionamento de suas carreiras dentro da organização.
Com todas essas informações em mãos, ficou mais claro para você a importância da senioridade na sua empresa? Não hesite pensar em formas de atrair esses profissionais e de proporcionar melhores condições de trabalho para eles. Não se esqueça de que essas pessoas podem ser altamente engajadas no objetivo da companhia e tem uma ampla visão de mercado. Comece o quanto antes a abraçar essa ideia!
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