É possível que a sua primeira memória ao falar de inteligência artificial tenha a ver com a imagem de um robô que se assemelha a um humano. No entanto, a realidade é um pouco mais sutil. Na verdade, esse é um recurso importante que vem sendo utilizado para aperfeiçoar processos. E ele ganha ainda mais forças quando falamos em inteligência artificial no RH.
Os robôs futuristas estão um pouco mais longe de se tornarem uma realidade usual para o ser humano. No entanto, no dia a dia do RH existem alguns grupos mais conhecidos de tecnologia, como biometria, bots e automatizadores e algoritmos. Esses termos, sim, devem ser mais familiares para você.
Mesmo assim, se você sente que não entende o suficiente sobre o que estamos falando, está tudo bem. No conteúdo de hoje, separamos informações relevantes que vão ajudá-lo a compreender o que é a inteligência artificial, quais são as suas aplicações no RH, como elas melhoram o setor e outras vantagens que ela é capaz de gerar. Confira!
O que é inteligência artificial?
A inteligência artificial (IA) é uma veia de ciência da computação que tem por objetivo a resolução de problemas cognitivos, como a identificação de padrões e o aprendizado a partir deles. Apesar de ser uma tecnologia elaborada, ela está bastante presente no nosso dia a dia por meio dos smartphones e aplicações virtuais, por exemplo.
Essas soluções têm sido desenvolvidas a partir de algo chamado de “aprendizado de máquina”, ou seja, da geração de aprendizado a partir de dados extraídos de informações mais complexas e armazenados em uma espécie de memória. Isso tem ajudado diversas empresas a dar conta de suas atividades de forma mais ágil e dinâmica.
Uma das soluções mais utilizadas atualmente é o chatbot. Trata-se de um robô de interação tão eficiente como qualquer outro atendente físico e humano. Ele é capaz de gerar informações automaticamente com base no seu aprendizado anterior.
Outras aplicações estão sendo amplamente utilizadas no setor de RH. Você poderá conferi-las no próximo tópico.
Quais as aplicações da inteligência artificial no RH?
A principal aplicação da inteligência artificial no RH é a capacidade de mensurar matematicamente dados que eram totalmente subjetivos. Um exemplo disso são as avaliações de perfil comportamental, que indicam a melhor forma de gerir e desenvolver as pessoas de acordo com as suas características mais intrínsecas.
Isso facilita o trabalho do setor sob diversos aspectos. Outras avaliações otimizadas pela inteligência artificial são as de talentos, engajamento, produtividade, etc., que antes não podiam ser mensuradas. Dessa forma, é possível prever sempre que uma equipe de trabalho estiver por enfrentar um problema e corrigi-lo a tempo.
Os planos de desenvolvimento também são otimizados por esse recurso. Isso é feito por meio da coleta de dados gerados pelos próprios colaboradores, que podem apresentar ou não algum padrão que indique problemas na liderança, por exemplo. A partir disso, o gestor poderá tomar medidas adequadas antes que se intensifique.
Como elas melhoram o RH?
As aplicações de inteligência artificial têm melhorado o RH de diversas maneiras. Já que essa é uma área tão fundamental para a saúde dos negócios, sua importância tem crescido ainda mais dentro das organizações com o apoio da IA.
Por envolver o capital mais dinâmico de uma empresa, o setor de RH precisa ser dinâmico. Assim, a inteligência artificial no RH tem a missão de manejar um grande volume de informações e agilizar procedimentos de forma eficiente.
Confira os principais processos melhorados.
Recrutamento e seleção
A área de recrutamento e seleção é uma das maiores beneficiadas pela inteligência artificial. Nela, a empresa tem a opção de utilizar softwares que rastreiam e cruzam informações atrás do candidato ideal. Essas informações são provenientes tanto de documentos formais, como o currículo, quanto de redes sociais, por exemplo.
Dessa forma, a etapa de recrutamento é agilizada, concentrando a maior parte do tempo dos selecionadores na etapa de entrevistas.
Avaliação de candidatos
Além da etapa anterior, a avaliação dos candidatos também pode ser otimizada com o recurso de inteligência artificial. Existem softwares que, durante a etapa de seleção, estabelecem parâmetros de mensuração do desempenho de cada candidato em relação às suas entrevistas, dinâmicas e testes. No fim, a empresa recebe um relatório completo com os participantes mais alinhados.
Estratégias internas
Outro aspecto beneficiado pela inteligência artificial no RH é o processo de tomada de decisão sobre as estratégias adotadas. Com softwares inteligentes, capazes de gerar avaliações profundas, a empresa passa a ter um aliado no momento de definir:
- programas de treinamento e desenvolvimento;
- preparação de novas lideranças;
- retenção de talentos;
- métodos de fortalecimento da cultura interna;
- plano de comunicação integrada entre o RH e outros setores;
- avaliações de desempenho, de perfil profissional e de potenciais.
Quais são as vantagens dessa tecnologia para o setor?
Com a inteligência artificial, o RH se transforma em uma área cada vez mais estratégica e relevante para o negócio. Esse não é mais um setor de processos intermináveis, mas de planos de ação que realmente impactam no resultado obtido pela empresa.
A combinação entre o RH e a inteligência artificial possibilita a análise de pessoas sob diferentes aspectos:
- de produtividade;
- comportamental;
- emocional;
- de liderança.
Com isso, torna-se cada vez mais fácil reconhecer padrões de comportamento e, com eles, tendências em relação aos profissionais. No final, isso representa uma vantagem estratégica importante, que ajuda a empresa a decidir quais são os próximos passos para desenvolver suas equipes e talentos pontuais.
O maior ganho alcançado, nesse sentido, é a construção de um universo matemático acerca de algo que, há pouco tempo, era absolutamente subjetivo. Nesse caso, as pessoas deixam de ser imprevisíveis e se tornam absolutamente aperfeiçoáveis com base em suas próprias características.
Da mesma forma que toda a empresa deve estar voltada para a constante inovação e modernização dos seus processos, o RH precisa se manter competitivo. Portanto, a adoção da inteligência artificial ainda é um diferencial no mercado, porém, em pouco tempo se tornará indispensável para garantir a sobrevivência do negócio.
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