Para fazer uma boa gestão de pessoas, é preciso entender o que é a avaliação de desempenho. Esse processo afeta diretamente a busca de resultados positivos pela organização.
Na avaliação de desempenho, a empresa conseguirá identificar, medir e desenvolver o seu colaborador para alcançar o objetivo esperado. Mas, como aplicar de forma ideal essa ferramenta?
Em nosso artigo, explicamos o que é a avaliação de desempenho e como você poderá aplicá-la dentro da sua companhia. Confira!
O que é avaliação de desempenho na gestão de RH?
É a ferramenta de gestão de pessoas que as organizações usam para avaliar o desempenho e para ajudar no desenvolvimento de um colaborador ou de um grupo de funcionários dentro de uma empresa.
Por meio da avaliação de desempenho, o setor de recursos humanos consegue identificar e analisar a postura profissional, o conhecimento técnico e o comportamento em equipe de um colaborador em um determinado período.
Para que serve a avaliação de desempenho?
A avaliação de desempenho serve para atender às expectativas tanto da empresa quanto do colaborador. Ela serve para mensurar a performance do funcionário e para avaliar se ele está dentro do que a empresa espera dele. Assim como ajuda na autoavaliação do colaborador em analisar seus pontos fortes e em identificar seus pontos fracos. Veja, a seguir, para que a avaliação de desempenho serve, dentro de uma organização:
Para os colaboradores:
- conhecer e entender as regras da empresa;
- compreender quais são as expectativas do gestor e da empresa sobre o seu trabalho;
- aperfeiçoar os pontos fortes e reduzir os pontos fracos;
- trabalhar na melhoria do seu desempenho e concentração no trabalho;
- fazer uma autoavaliação e autocrítica sobre o seu trabalho.
Para o gestor da área:
- focar no desempenho do colaborador e não apenas na percepção do gestor;
- elaborar propostas para a melhoria do desempenho de seus colaboradores;
- esclarecer se o desempenho dos seus funcionários está alinhado ao esperado pela organização.
Para a organização:
- avaliar seu capital humano no curto, médio e longo prazos e criar estratégias para alcançar resultados.
- identificar as pessoas que necessitam de suporte e formação e elaborar treinamentos específicos para elas;
- identificar potências para promoção ou transferência e trabalhar para o crescimento dela;.
- facilitar e fortalecer o processo de gestão de pessoas e desempenho.
Como aplicar a avaliação de desempenho na empresa?
As avaliações de desempenho devem ser feitas conforme planejamento e necessidade da empresa. Todos os colaboradores precisam ser comunicados previamente sobre a programação.
Para aplicar de forma eficiente a avaliação de desempenho na empresa e alcançar o resultado esperado, alguns critérios importantes precisam ser considerados. Conheça alguns deles.
Tenha um objetivo claro para a avaliação
Entenda qual o real motivo da empresa na aplicação da avaliação de desempenho: se é criar espaço para ouvir o colaborador, avaliar o desempenho deles para direcioná-los melhor dentro da empresa, ter uma base de recomendação salarial e, até mesmo, uma forma de identificar quais colaboradores devem ser desligados.
A avaliação de desempenho serve para diferentes finalidades. Por isso, é importante que a empresa entenda qual será o seu foco em cada processo.
Defina o modelo de avaliação
Existem vários modelos para aplicar a avaliação de desempenho. É interessante analisar cada um deles e definir aquele que mais esteja adequado à realidade da sua empresa.
Avaliação de performance
Mensura os resultados obtidos por um determinado período, para promover uma avaliação mais consistente e gerar ações voltadas para o desenvolvimento do colaborador.
Avaliação de competências
Nesse modelo, é analisado se as competências do colaborador estão dentro daquilo que foi determinado pela companhia. Serão avaliadas as suas competências comportamentais, como proatividade, comprometimento e trabalho em equipe, e as suas competências técnicas, que estão relacionadas à execução de suas tarefas.
Avaliação 360°
É uma avaliação feita dentro do círculo de atuação do colaborador, com o objetivo de ser imparcial e promover a sua melhoria contínua. Participam o próprio colaborador, os seus superiores, os colegas de trabalho e os subordinados.
Use ferramentas de gestão de RH
Com a transformação digital e a modernização dos processos, foram criados sistemas de gestão, avaliação e controle das atividades e contribuições de cada colaborador dentro da empresa.
Por meio dessas ferramentas, é possível mensurar a produtividade, os relacionamentos, o trabalho em equipe e analisar outros aspectos relevantes para a companhia. Se a sua empresa ainda não aderiu a essa tecnologia, saiba que algumas empresas trabalham exclusivamente para atender esse público.
Conheça a empresa Woli, que criou um conjunto de ferramentas on-line para facilitar a gestão dos profissionais de RH. Para alcançar o melhor resultado na avaliação de desempenho da sua empresa, vale a pena conferir o que ela pode oferecer a você.
Deixe seus funcionários se avaliarem primeiro
Ao iniciar o processo, é interessante deixar que o colaborador faça a sua autoavaliação.
Será uma forma de entender como o funcionário enxerga seu trabalho dentro da empresa e o que os indicadores informam sobre a sua performance.
Quando um colaborador não é devidamente acompanhado e não recebe feedbacks regularmente, ele tem dificuldades para apontar erros e pontos fortes em seu trabalho — diferente dos casos em que o funcionário é avaliado constantemente e consegue, assim, identificar a melhoria necessária para alcançar resultados.
Saiba dar feedbacks e críticas
O feedback é o ponto mais importante dentro de uma avaliação de desempenho e deve ser aplicado em um momento construtivo. Não adianta passar para o colaborador apenas a análise sobre o seu desempenho. É necessário informá-lo, de maneira firme, onde errou e quais estratégias e atitudes devem ser tomadas para a sua melhoria.
O avaliador precisa focar nos dados concretos obtidos por meio da avaliação, porém deve mostrar ao colaborador que está ali para ajudá-lo a superar as dificuldades identificadas nesse processo.
Fale e ouça o colaborador
A avaliação de desempenho precisa ser trabalhada como uma via de mão dupla, onde não somente o avaliador tem a vez da palavra. É importante que o colaborador tenha a oportunidade de falar o que pensa a respeito.
Na rotina do trabalho, nem sempre o colaborador encontra abertura para falar sobre as suas dificuldades. Portanto, esse é o momento em que o gestor precisa ouvi-lo atentamente para encontrar a melhor solução para devolver a ele.
Aplique a avaliação à gestão de RH estratégico
Com os dados coletados por meio da avaliação de desempenho e de sua análise mais profunda, a empresa precisa criar as suas estratégias de promoção, de transferência e até de desligamento.
A gestão de RH estratégico consegue identificar um colaborador que está com um desempenho ruim em algum setor, mas que reúne competências importantes para atuar em outra área dentro da empresa.
A avaliação de desempenho também reconhece aquele colaborador que vem performando muito bem e que já está preparado para assumir novos desafios e responsabilidades. Além disso, ajuda a identificar aqueles funcionários que, mesmo com feedbacks e planos de ação, não foi possível perceber melhoria. Nesse caso, o ideal é avaliar o seu desligamento.
Agora que você já sabe o que é avaliação de desempenho, crie suas estratégias para obter sucesso em seus processos. Se precisar de apoio, não hesite em procurar empresas que têm o suporte necessário para fazer uma gestão mais eficiente.
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