Você sabe o que é blended learning? Caracterizado pela aprendizagem mista, trata-se de um modelo cada vez mais popular no meio organizacional — e isso é graças a sua praticidade e flexibilidade.
Ao combinar os benefícios da educação a distância aos do ensino presencial, essa abordagem se adapta e varia em diferentes contextos. Neste post, explicamos o que é o blended learning, como ele funciona e quais são suas principais vantagens. Confira!
O que é blended learning?
O blended learning é uma metodologia que utiliza soluções mistas. Nesse modelo, o ensino é transmitido e compartilhado por meio da combinação de diferentes práticas pedagógicas, tanto da educação a distância quanto da presencial.
O modo como o ele é estruturado varia de acordo com a instituição que o utiliza. Em algumas, há mais foco nas atividades presenciais, enquanto em outras predomina o modelo a distância. A característica que todas têm em comum é o fato de esses dois métodos serem empregados em conjunto.
As práticas nessa abordagem podem incluir desde aulas tradicionais até métodos alternativos, como palestras, debates, estudos de caso, práticas orientadas, jogos e simulações. É preciso encontrar as mais adequadas para cada contexto para que o blended learning funcione da melhor maneira.
O objetivo desse modelo é que os métodos de ensino presencial e a distância se complementem. Deve-se pensar, no entanto, na forma adequada para utilizá-lo.
Como o blended learning funciona na prática?
Conhecer o modo de funcionamento dessa metodologia facilita a compreensão da sua utilização. A estrutura do blended learning varia de acordo com a instituição, o público e o assunto ao qual a aprendizagem se direciona. As atividades que o compõem se dividem, de modo geral, em duas categorias: as síncronas e as assíncronas.
As atividades síncronas são aquelas com horários predefinidos, nas quais todos participam ao mesmo tempo. Já as assíncronas têm horários flexíveis e os alunos acessam os conteúdos quando quiserem ou puderem.
O blended learning, então, não é totalmente assíncrono: ele também tem encontros presenciais. O modo síncrono é necessário, principalmente, em situações que exigem comentários e acompanhamento de especialistas, interações face a face, solução de problemas ou trabalho em grupo.
Assim, se o objetivo é que um funcionário aprenda a manusear um instrumento ou uma máquina, as atividades, as aulas e os treinamentos devem ser síncronos, ou seja, presenciais. Afinal, é necessário que o especialista acompanhe e atue em conjunto com ele no processo de aprendizagem.
Os conteúdos teóricos podem ser oferecidos e estudados de maneira assíncrona, mas é preciso que o assunto seja retomado nos encontros para que os alunos esclareçam dúvidas. O blended learning é cada vez mais utilizado em empresas, principalmente na formulação de treinamentos, pois sua estrutura costuma ser vantajosa em muitos casos.
As organizações têm valorizado essa metodologia por sua praticidade. Afinal, enquanto a abordagem a distância proporciona grande flexibilidade e o modelo presencial garante melhor acompanhamento, o blended learning busca integrar os benefícios de ambos. Com isso, diferentes tipos de treinamentos podem ser melhorados e incrementados.
Quais são as vantagens do blended learning?
Quando utilizado da maneira adequada, o blended learning é capaz de levar a uma aprendizagem qualificada e que apresenta certas facilidades. Conheça, a seguir, algumas das vantagens do modelo.
Diversificação das formas de aprendizagem
Quando se usa a aprendizagem combinada, o colaborador não precisa seguir apenas o ritmo do treinamento presencial. No caso dos conteúdos que podem ser repassados virtualmente, ele tem a chance de estudar onde, quando e como quiser, segundo suas necessidades e seu próprio desenvolvimento.
Além disso, a neurociência reconhece que estudar em locais diferentes contribui para o aprendizado a longo prazo. Paralelamente, o funcionário pode tirar dúvidas e aprender aspectos práticos nos encontros presenciais.
Abordagem mais adequada de conteúdos
Os diferentes tipos de conteúdo exigem abordagens distintas. Isso porque cada um dos modos de aprendizagem, nos formatos síncrono e assíncrono, se adaptam melhor a uma situação distinta. E isso também ocorre nos treinamentos empresariais.
Enquanto conteúdos teóricos, como leituras, costumam funcionar bem virtualmente, aspectos práticos, como fatores comportamentais ou o manuseio de ferramentas, geralmente requerem abordagem presencial. O interessante do blended learning é que ele permite combinar as duas modalidades para tornar o treinamento mais otimizado.
Flexibilidade de horário
Por englobar conteúdos — ou até mesmo momentos de treinamentos — virtuais, o blended learning apresenta uma flexibilidade de horários muito útil. Assim, os colaboradores têm mais facilidade para encaixar os estudos em seu planejamento e a empresa pode oferecer horários adequados para as etapas prática e presencial do processo.
Diversificação das formas de aprendizagem
Alunos diferentes aprendem de formas distintas e, por isso, os colaboradores têm, cada um, suas particularidades nos treinamentos. Alguns se adaptam mais a estímulos visuais, enquanto outros lidam melhor com aspectos práticos, por exemplo.
Como o blended learning combina esses dois elementos, ele garante maior cobertura maior das necessidades dos diferentes participantes. É preciso levar em conta o objeto de ensino para definir o estilo e a abordagem prevalentes, mas, de modo geral, esse método já inclui mais diversidade.
Em outras palavras, trata-se de uma metodologia que pode trazer praticidade e flexibilidade ao mesmo tempo em que mantém a qualidade dos treinamentos. Para que tudo corra bem, no entanto, vale lembrar que é preciso garantir as condições certas para sua aplicação.
Se o público ao qual a abordagem se destina não tiver computadores ou outros dispositivos digitais em casa, por exemplo, é preciso encontrar um meio que possibilite o acesso ao material virtual. Caso a audiência não saiba manusear esse tipo de equipamento, é fundamental pensar na forma como a metodologia será utilizada.
Assim, antes de mais nada, a empresa deve conhecer o perfil de seus colaboradores e levar em conta suas particularidades. Só assim vai ser possível atingir um dos principais objetivos do blended learning: ser um modelo flexível e personalizado.
Com as circunstâncias adequadas, esse modelo tem grande capacidade e potencial. Quer conhecer mais modalidades de ensino? Então continue a visita aqui no blog e leia o post sobre a aprendizagem autodirigida. Boa leitura!