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A Black Friday é sempre uma excelente oportunidade para as empresas ganharem dinheiro com vendas, conquistarem o coração de novos clientes e fidelizarem os antigos. No entanto, é essencial que sua equipe esteja bem preparada para realizar ótimas vendas na Black Friday.

Afinal, de acordo com o levantamento da GBK, durante a Black Friday haverá um crescimento de 4% nas vendas, totalizando R$ 13,5 bilhões no setor de bens duráveis. Sua empresa não pode ficar de fora, certo?

Veja a seguir como fazer sua equipe aumentar as vendas na Black Friday!

Invista em treinamentos com foco no atendimento ao cliente

Um dos principais atributos que farão seu cliente retornar ao estabelecimento é o bom atendimento. Para isso, o vendedor precisa:

  • estar bem treinado;
  • conhecer as principais tendências e inovações mercadológicas;
  • apresentar conhecimento técnico sobre o produto ou serviço em questão;
  • ser cordial e saber o momento certo para negociar;
  • ter boas habilidades humanas;
  • adotar táticas eficazes de persuasão;
  • ter ótimas habilidades de comunicação e vendas.

Isso tudo é aprendido em cursos e treinamentos, então a melhor alternativa para ter sucesso na Black Friday é investir em capacitações com foco no atendimento ao cliente. Dessa maneira, seus vendedores se sentem preparados para atender ao consumidor e conduzi-lo pela jornada de compra com mais facilidade.

Vale pontuar também que investir em treinamentos aumenta a motivação e a satisfação dos vendedores. Afinal, eles percebem que a empresa vê valor no seu trabalho e investe no aperfeiçoamento de seus conhecimentos.

Incentive a profissionalização

É muito importante criar ações para incentivar a profissionalização dentro da sua empresa. Afinal, quando mais conhecimento a equipe tiver sobre seu ramo de atuação, mais facilmente fechará contratos e aumentará a lucratividade dos negócios.

Por isso, ter um plano de carreira voltado a aumentar o salário e subir de cargo as pessoas que investirem em profissionalização é uma ótima estratégia. Assim, os funcionários percebem que o estudo é importante e passam a se dedicar mais ao aprendizado sobre seu trabalho.

Estabeleça bonificações

As bonificações ajudam a incentivar e motivar sua equipe a vender mais na Black Friday. Então, tenha um bom sistema de remuneração, que seja justo e interessante para o funcionário.

No entanto, é fundamental implantar um plano de bonificação que seja justo. De nada adianta ter um ticket médio mensal de R$ 10.000,00, por exemplo, mas estabelecer uma meta na Black Friday de R$ 30.000,00.

As metas precisam estar alinhadas com a realidade do seu negócio e os benefícios ao funcionário devem ser atrativos, para que ele sinta vontade de se empenhar para conquistar o prêmio. Veja algumas ideias de bonificação:

  • aumentar a porcentagem da comissão de vendas;
  • implantar planos como: ao vender X, você ganha Y;
  • investir em bônus para os melhores talentos;
  • dar brindes interessantes;
  • proporcionar dias de folga em momentos de menor movimento;
  • oferecer um curso de aperfeiçoamento profissional;
  • investir em uma viagem com acompanhante.

Invista no relacionamento pós-venda

Muito mais do que aumentar os indicadores comerciais na Black Friday, é necessário continuar investindo nesses relacionamentos com o público, de maneira a fidelizá-lo. Por isso, para ter sucesso na Black Friday, você pode enviar uma pesquisa de satisfação logo após a venda.

Confira como foi o atendimento, o preço, a qualidade do produto ou serviço e muito mais. Dessa maneira, você cria insights poderosos, que ajudam a montar um bom planejamento estratégico de vendas.

Tenha cuidado com a infraestrutura da sua empresa

Muitas empresas investem em propagandas para aumentar as vendas na Black Friday. No entanto, deixam de lado a preparação com a infraestrutura tanto da loja física quanto da loja virtual — quando é o caso.

Imagine que você tenha criado uma ótima campanha no e-commerce da sua empresa, por exemplo. Todavia, como há muitos acessos ao mesmo tempo, o site fica saindo do ar e deixa o cliente na mão. Por isso, converse com o programador da página para promover melhorias e manutenções adequadas. Como resultado, tudo vai sair conforme o esperado.

Da mesma maneira, na loja física isso também pode acontecer: ter um volume de vendas muito alto devido a uma grande promoção, mas os vendedores não conseguirem atender bem ao público (ou não haver a mercadoria em estoque). Sendo assim, avalie com calma como é a infraestrutura da sua empresa e pense se é possível conseguir cumprir o que promete ao consumidor na Black Friday.

Não engane o consumidor

Muitas marcas fazem aquelas tradicionais propagandas enganosas — por exemplo: um produto custa R$ 49,99 e, no dia da Black Friday, a notícia é “aproveite a promoção de R$ 99,99 por apenas R$ 49,99″. Mas saiba que o consumidor está sempre atento às suas ofertas.

Portanto, crie campanhas e ações que correspondam de fato à realidade. Além disso, não se esqueça de que praticar tal tipo de publicidade pode fazer com que a sua empresa tenha complicações legais. Portanto, seja honesto com todos os clientes e aplique descontos que se mostrem reais e interessantes ao público.

Prepare com antecedência todos os setores da empresa

É fundamental que todos os setores da empresa estejam em harmonia com a Black Friday. Somente assim você possibilita os melhores resultados. Por isso, organizar com antecedência quais são as estratégias comerciais é fundamental para envolver todo o time e integrar os setores.

Além de fazer com que os departamentos internos da empresa entrem no clima, é bom ter um planejamento de mídia voltado à divulgação das promoções da Black Friday. Portanto, peça para o social media da sua marca criar ações surpreendentes e capazes de chamar a atenção do público.

Pensar em estratégias interessantes para fazer a sua equipe de vendas vender muito mais na Black Friday é uma ótima alternativa para ver seus indicadores comerciais crescendo. Afinal, trata-se de uma oportunidade para você oferecer descontos ao consumidor, tornando-o fiel à sua marca, e também aumentar a lucratividade dos negócios.

Neste post, você aprendeu como fazer sua equipe vender muito mais na Black Friday. Agora, que tal aprofundar os seus conhecimentos sobre como montar um treinamento de vendas? Boa leitura!

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