Skip to main content

Quantos convites para seminários sobre inovação, novas tecnologias, você recebeu nos últimos 30 dias? A quantas ferramentas novas, que vão revolucionar sua empresa, você foi apresentado nas últimas semanas? Quantos conselhos de Gurus, de novos “milionários” digitais, de empresários de startups, você recebeu ultimamente? Tem, inclusive, gente que nunca teve um milhão, te ensinando como ganhar seu primeiro milhão.

Claro que você não pode ignorar a onda positiva de inovação, mas não podemos perder o conceito de que Inovação = Criar algo novo. Pode ser tecnologia, mas pode ser processo, pode ser gestão, pode ser operação, não necessariamente tem que ser um “aplicativo”; e eu sei como eles podem ser inovadores.

Mas, porque tudo isto pode paralisar sua empresa? A oferta de novas tecnologias e a competitividade do mercado que produz estas novas tecnologias, é tão rápida que o mercado não está conseguindo avaliar tudo que é ofertado.

Em plena análise de uma solução, alguém propõe uma modificação no que ainda não foi implementado e, logo em seguida, alguém conhece uma nova solução que faz parecer que aquilo que estava sendo implementado já está obsoleto, e assim o mundo gira.

Acho que está na hora de “Pensar dentro da caixa” fazer bem feito aquilo que se iniciou. Quantos projetos “abandonados”, ou ainda, quantas ferramentas e tecnologias, subutilizadas, tem dentro da sua empresa hoje? Quantos aplicativos esquecidos tem na tela do seu celular? Inovar é ter a iniciativa de criar algo novo, mas eficácia é ter a “acabativa” de implantar o novo e gerar resultados para sua organização ou vida pessoal.

Claro que as organizações que possuem capacidade, financeira e operacional, para manter uma área de inovação, para avaliar e testar todas as novidades disponíveis, sem impactar na sua operação, levam vantagens. Mas esta não e a realidade da maioria das empresas. Pensem nisto!

Leave a Reply